A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Criciúma, identificou um estelionatário responsável por aplicar uma série de golpes em cooperativas de crédito em diversas regiões do estado.
O criminoso utilizava documentos falsos e identidade falsa para obter financiamentos e empréstimos fraudulentos.
Em Criciúma, o golpe ocorreu em novembro de 2024, na agência localizada no bairro Rio Maina.
Na ocasião, o estelionatário conseguiu obter mais de R$ 130 mil em dinheiro por meio de contratos irregulares, envolvendo inclusive o financiamento de veículos.
A investigação teve início em junho deste ano, após a cooperativa vítima procurar a polícia.
Com base nas diligências, o suspeito foi identificado e a Polícia Civil descobriu que ele também praticou crimes semelhantes nas regiões de Blumenau e Joinville.
Diante da gravidade e do alcance das fraudes, a polícia representou pela prisão preventiva do suspeito e trabalha para concluir o inquérito até a próxima semana.
"O suspeito é especialista no crime, utiliza de documentos e contas fraudulentas e a polícia apura se ele atua com outros comparsas, em especial alguém que trabalha na cooperativa ou que tem acesso a dados e informações privilegiadas, em razão da facilidade que ele tem para burlar a governança da cooperativa", destacou o delegado Márcio Neves, da 2ª DP de Criciúma.