'Marca de resistência': primeiro Banco Vermelho de SC é inaugurado no Fórum de Criciúma

Ato de formalização ocorreu nesta quinta-feira, 07, dia em que a Lei Maria da Penha completou 19 anos

  • Ir para GoogleNews
08/08/2025 14h31 - Atualizado há 1 dia
3 Min

Fazendo coro à campanha Agosto Lilás, a OAB Subseção Criciúma, por meio da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e Acolhimento da Vítima, inaugurou nesta quinta-feira, 07, o primeiro Banco Vermelho de Santa Catarina. A instalação é permanente e está localizada no Fórum da Comarca de Criciúma, em uma ação que integra o movimento nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher e busca transformar a dor em luta.

Para a vice-presidente da OAB Subseção Criciúma, Dra. Janaina Alfredo da Rosa, o Banco Vermelho é um alerta para a sociedade e um chamado silencioso à responsabilidade coletiva.

“Estamos dando voz e resgatando a memória de tantas mulheres que não puderam mais contar suas histórias. Que este banco, firme e vermelho, seja marca de resistência, mas também de esperança. Que ele nunca se torne paisagem, que ele provoque, questione e emocione. As mulheres que ainda sofrem em silêncio, não estão sozinhas, e àquelas que partiram, nós não esqueceremos”, afirma.

A instalação do banco no Fórum da Comarca de Criciúma tem por intuito, além de conscientizar a população da cidade, manifestar a luta contra a violência e os meios de prevenção.

“Ficamos felizes por ter na Comarca este apoio de tantos advogados e advogadas, que mostram interesse e se dedicam para divulgar essa campanha. Neste banco, estão colocadas as frases de alerta, para que as pessoas denunciem e impeçam novos crimes. Estamos todos juntos nessa luta, cooperando e pensando no mesmo objetivo, que é combater a violência contra a mulher”, comenta a juíza titular do Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Dra. Letícia Pavei Cachoeira.

Lei Maria da Penha

A instalação do Banco Vermelho também remete à Lei Maria da Penha, que completou 19 anos nesta quinta-feira, e orienta a instalação de bancos vermelhos, em espaços públicos, com mensagens de reflexão sobre a violência contra a mulher e contatos para denúncia e suporte a vítimas. O Banco Vermelho instalado no Fórum da Comarca de Criciúma traz como frase estampada no banco: “A violência contra a mulher não tem justificativa. Denuncie e rompa esse ciclo”. 

A presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e Acolhimento da Vítima da OAB Subseção Criciúma, Dra. Vania Pinheiro Rodrigues, explica que a cor vermelha remete ao sangue das vítimas derramado, por isso o local é um convite à reflexão e ação contra a violência.

“Não é um simples objeto, ele representa todas as mulheres que tiveram suas vidas marcadas e, infelizmente, em muitos casos, encerradas pela violência doméstica e feminicídio. O Banco Vermelho é um memorial às vítimas e um apelo ao Poder Judiciário. Que nosso compromisso institucional seja sempre de não permitir que essa dor se repita”, destaca. 

 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »