Morre Arlindo Cruz, ícone do samba brasileiro, aos 66 anos

Arlindo Cruz vivia com graves sequelas de um AVC sofrido em 2017

  • Ir para GoogleNews
08/08/2025 15h50 - Atualizado há 23 horas
2 Min

O músico, cantor e compositor Arlindo Cruz faleceu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos. Nascido em 14 de setembro de 1958, no Rio de Janeiro, Arlindo enfrentava problemas de saúde desde 2017, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que deixou sequelas até o fim de sua vida.

Reconhecido como um dos principais nomes do samba brasileiro, Arlindo Cruz iniciou sua trajetória musical ainda na infância, aos seis anos, tocando cavaquinho. Ele ganhou destaque nacional como integrante do grupo Fundo de Quintal, onde permaneceu por mais de uma década.

Em 1993, Arlindo Cruz seguiu carreira solo e lançou seu primeiro álbum, “Arlindinho”, pela gravadora Line Records. Entre seus discos mais conhecidos estão o “MTV ao Vivo Arlindo Cruz” (2009) e “Batuques do Meu Lugar” (2012). Em 2015, o artista conquistou o 26º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Músico de Samba, consolidando seu papel fundamental na revitalização do samba nos anos 1980.

Saúde e AVC

O AVC sofrido por Arlindo Cruz em 2017 marcou uma virada em sua vida e na de sua família. Após mais de um ano e três meses internado, o sambista recebeu alta, mas precisou de acompanhamento constante para tratar complicações como diversas pneumonias, além de fisioterapia e suporte especializado.

A última internação ocorreu em 25 de março de 2025. Com mais de 65 cirurgias devido às sequelas do AVC, Arlindo também foi diagnosticado com doença autoimune, necessitando de traqueostomia e gastrostomia (GTT), utilizando sonda alimentar nos últimos anos.

Família

Arlindo Cruz, filho de Arlindão Cruz e Aracy da Cruz, deixa a esposa Babi Cruz e três filhos: Arlindinho e Flora, frutos do casamento, e Kauan, de uma relação extraconjugal.


FONTE: Com informações da Itatiaia
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »