Aprender significa “adquirir conhecimento (de), a partir de estudo; instruir-se” e na Unesc esse verbo é conjugado a todo tempo, em diferentes contextos e formas de estudar. Os “sujeitos” neste caso são os mais de 17,5 mil estudantes que dão razão à existência da Universidade. Neste dia 11 de agosto, Dia do Estudante, o amor da acadêmica Beatriz Voltolini ao ofício de estudar é a inspiração.
Ela, que desde pequena tinha gosto por ir para a escola e em casa gostava de brincar de “escolinha”, realiza atualmente um dos grandes sonhos da vida: cursar uma graduação.
Na rotina intensa, Beatriz é organizada e faz questão de dividir o tempo da melhor forma para estar sempre com o conteúdo em dia, sem esquecer da saúde mental.
Com o privilégio de contar com o apoio da família, a jovem mergulha de cabeça nos estudos com a alegria de saber que está se preparando para ser o que almeja ser.
“Gostar de estudar facilita muito a minha rotina, porque entendo a importância e a necessidade de estar sempre estudando para a minha futura profissão”, destaca.
Atualmente na 7ª fase da graduação, Bia compartilha a rotina intensa de estudos em um perfil criado exclusivamente para este fim. Por lá ela mostra momentos do dia e inspira colegas estudantes com o modo como encara a rotina e organiza os conteúdos, além de ter criado até uma forma de renda com isso.
“Sempre gostei de fazer resumos até que na 4ª fase algumas pessoas começaram a pedir e eu resolvi começar a vender para fazer um caixinha”, conta.
Tão importante quanto o tempo de dedicação, conforme Beatriz, é o compromisso com o descanso. Para ela, um dos “segredos” do sucesso nos estudos, com bom aprendizado e boas notas, é conciliar momentos de lazer e hobbies.
“Eu adoro fazer atividade física, ler, ver séries e ir ao cinema. Tento todos os dias encaixar esses momentos no meio da rotina, mesmo que por pouco tempo durante a semana. Mas, aos finais de semana, procuro sempre fazer algo diferente e ‘desligar’ a cabeça da faculdade. E, é claro, contar com bons amigos, que deixam tudo mais leve: tornando um simples almoço na Unesc mais divertido até uma semana de provas mais tranquila”, destaca.
Diferentes abordagens para um estudo completo
O que para muitos é desafio, para ela já é um costume: diversificar as formas de aprender. Além de se manter atenta à explicação em sala de aula, ler, ouvir e até explicar sobre o conteúdo – mesmo que seja só para as paredes – são abordagens que fazem parte do ritual de aprendizado.
“Misturando alguns métodos de estudos, eu consigo fixar o conteúdo de maneira mais eficiente. Gosto muito também de estudar por meio de questões para praticar melhor o assunto. Mas, o meu método favorito de todos é explicar em voz alta. Isso facilita muito para ver o que eu realmente aprendi do assunto”, pontua Beatriz.
Trabalho + estudos = desafio redobrado
Para o estudante da 9ª fase do curso de Engenharia de Produção, Ramon Silva de Matos, a organização também é a chave para o sucesso na vida acadêmica, porém na rotina dele não são aulas em período integral o desafio e, sim, a necessidade de se dividir entre o trabalho e os estudos.
“Durante o dia, encaro o expediente. À noite, entro no mundo das aulas, trabalhos e provas. Não é fácil. Muitas vezes, chego cansado e a vontade de descansar é enorme, mas lembro do porquê comecei e sigo firme”, destaca.
O maior desafio nessa realidade, para ele, não é apenas conciliar o tempo, é ter energia e foco depois de um dia cheio.
“É nesses momentos que a disciplina e a motivação precisam falar mais alto que o cansaço”, acrescenta.
Assim como Beatriz, na opinião de Ramon, a organização deve prevalecer, mas sem esquecer de cuidar de si mesmos.
“Se eu pudesse dar uma dica pra quem também está nessa, seria: organize sua rotina e seja fiel ao que planejou. Aproveite cada intervalo para estudar um pouco e, principalmente, cuide da sua saúde. Não adianta querer render sem estar bem fisicamente e mentalmente”, pontua.
Ao refletir sobre tamanho esforço e tempo dedicado, a resposta dele é rápida: sem dúvida vale a pena.
“Porque cada aula, cada trabalho entregue e cada noite de estudo me deixam um passo mais perto do meu diploma e da carreira que sonho. É cansativo, mas é um cansaço que traz orgulho”, avalia.
Estudantes dão vida ao campus e significado aos 57 anos de história da Unesc
Na Unesc a segunda-feira será de programação especial em celebração ao Dia do Estudante. Para a reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, comemorar essa data é voltar os olhares para aqueles que dão vida ao campus e significado aos 57 anos de história da Unesc.
“Somos muito gratos a esses mais de 17,5 mil estudantes que confiam à Unesc o aprendizado das suas vidas. Temos um compromisso com a excelência e oferecemos sempre o melhor para conquistar essa confiança e contribuir para o desenvolvimento de cada um rumo aos seus projetos de felicidade”, salienta.
A rotina de estudos de cada um, conciliando com estágios, trabalho, muitas vezes cuidados com filhos e com a casa, conforme Gisele, tem profundo significado.
“Cada um tem a sua realidade, sua forma de aprender e condições diferentes para isso, mas o mais importante é estar conectado com o propósito que os faz estar dedicando algo tão precioso, que é o tempo, em nome dos estudos. Aprender dá significado à vida, abre horizontes e muda realidades: isso não tem preço”, acrescenta a reitora.
Confira abaixo algumas dicas de estudos compartilhadas pelos acadêmicos:
* Tenha uma rotina organizada e bem planejada. Utilize um calendário de papel ou no celular para não esquecer nenhum compromisso e separar os momentos de estudo e de lazer;
* Seja fiel ao que planejou e não deixe as distrações mudarem o rumo do dia;
* Busque sempre estar disposto a aprender e a adquirir novos conhecimentos. Faça perguntas, questione, se esforce a realmente aprender (e não apenas decorar para a prova);
* Descubra o método que mais funciona para você: seja ler o livro, ver uma video aula, fazer um resumo, ou outras formas. Busque entender como você aprende melhor;
* Momentos de lazer são necessários: sair com os amigos, almoços em família, caminhadas ao ar livre, ler, ver filmes… qualquer coisa que te deixe descansado e feliz.