Está aberta a 14ª edição da Feira AgroPonte em Criciúma.
A abertura ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 13, no Pavilhão José Ijair Conti, marcando o início de cinco dias de negócios e valorização do agronegócio do Sul catarinense.
O clima é também de celebração, uma vez que o evento presta homenagem ao centenário de emancipação de Criciúma, cidade que sedia a feira desde a primeira edição.
A cerimônia oficial de abertura aconteceu no início da noite com a presença de Willi Backes, diretor da NossaCasa Feiras & Eventos, responsável pela organização da AgroPonte, do prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, e da presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, além de lideranças do agro.
“Com alegria, damos início a mais uma edição da AgroPonte, um encontro que promete movimentar o Sul com negócios, troca de conhecimento e descobertas de novas tecnologias voltadas para mais eficiência no campo. Nesta edição especial, celebramos Criciúma, reconhecendo sua história e o papel fundamental que desempenha no desenvolvimento de toda a região e de Santa Catarina”, afirma Willi Backes.
A maior feira do agronegócio de Santa Catarina se destaca neste ano pelo número recorde de expositores: cerca de 200 participantes, voltados para o agronegócio, agricultura familiar, tecnologia, implementos agrícolas e novidades do setor automotivo.
Também marcam presença instituições financeiras e entidades ligadas ao fortalecimento do agronegócio, como Epagri e Cidasc.
Entre áreas internas e externas, a feira ocupa mais de 25 mil m².
Com quase 15 anos de história, a feira está consolidada como um dos principais pontos de encontro do agronegócio no Sul do país, atraindo visitantes e expositores de diversas regiões do Brasil.
Em 2024, mais de 80 mil pessoas prestigiaram o evento ao longo dos cinco dias de programação — número que deve ser superado nesta edição.
“A AgroPonte traz o que há de melhor no cenário da nossa região Sul. O que há de melhor no agronegócio, o que há de melhor na agricultura familiar, o que há de melhor na inovação e na tecnologia. E se não fosse a agricultura familiar e as cooperativas, nada disso aconteceria. Então fica o agradecimento muito especial a todos os nossos agricultores e famílias que tornam esta economia cada vez mais pujante na nossa cidade”, disse o prefeito Vaguinho.
A presidente da Cidasc lembrou a atuação do órgão para garantir a segurança do evento, com monitoramento dos animais para que a feira atinja a sua finalidade.
“A Cidasc chegou aqui na AgroPonte bem antes do evento abrir a porta. Como órgão de defesa agropecuária do Estado, a gente precisa cuidar dos exames dos animais, do transporte, do bem-estar, da sanidade, para que tudo isso realmente chegue a um propósito que é a prosperidade do produtor rural”, afirmou.
Neste ano, há presença recorde de expositores de cooperativas voltadas à agricultura familiar.
A feira apresenta ainda uma ampla exposição de animais, incluindo bovinos, equinos, ovinos, caprinos, lhamas, coelhos e abelhas sem ferrão, além de atividades como equoterapia e demonstrações de doma racional.
A programação também conta com palestras, oficinas e eventos paralelos que movimentam o público durante todo o período da feira.
Entre os destaques, o tradicional julgamento de raças contará com premiações especiais alusivas ao centenário de Criciúma, reforçando a relevância da data para a cidade e para o evento.
Todas as atividades paralelas são gratuitas e abertas ao público.
“Estamos aqui com 45 organizações participando na amostra da agricultura. São mais de mil famílias sendo representadas e isso é fruto da dedicação do catarinense que acredita e sabe da importância que é estar presente e poder se organizar. É fruto de toda a equipe que trabalha na Cidasc e na Epagri”, ponderou Dirceu Leite, da Epagri.
Confira a programação completa :
Quinta-feira – 14/08
14h: Abertura dos pavilhões
14h15: Rodada de Negócios – Agricultura Familiar
14h30 às 16h30: Equoterapia
19h: Palestra – Tudo sobre o mercado imobiliário rural
Palestrante: Nilo Ourique | Realização: CRECI-SC
22h: Encerramento
Sexta-feira – 15/08
14h: Abertura dos pavilhões
14h às 16h: Julgamento de Bovinos – Nelore
14h30 às 16h: Equoterapia
15h: Palestra AduBio – Eficiência e Inovação em Fertilizantes Orgânicos
Palestrante: José Geraldo Brasil
16h15 às 19h30: Julgamento de Bovinos – Brahman
19h: Palestra – Prevenção de Feridas: um toque de cuidado faz a diferença
Palestrante: Enfermeira Neia Belmiro
19h40: Apresentação de Raças Equinas
22h: Encerramento
Sábado – 16/08
10h: Abertura dos pavilhões
13h45: Aula Técnica – Avaliação de Raças Bovinas
14h às 16h: Equoterapia
14h30: Palestra – A Produção Orgânica no Território Sul Catarinense
Palestrantes: Reinaldo Guilherme de Souza e Patrícia dos Santos Alves
16h: Palestra – Morro Grande e o território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul
Palestrante: Prof. Me. Mikael Miziescki
16h às 18h: Apresentações Equinas
18h: Evolução das Raças Equinas
19h: Palestra – Uso de Esteiras Transportadoras e Redutores de Velocidade na Indústria
Palestrante: Ederson Chibiaqui
22h: Encerramento
Domingo – 17/08
10h: Abertura dos pavilhões
14h às 16h: Apresentações Equinas
14h30: Evolução das Raças Equinas15h30: Palestra - Saúde Vascular e Lipedema - Descubra como prevenir, reconhecer sinais e cuidar da sua saúde vascular. Palestrante: Dra. Ana Nazário, médica angiologista.
18h: Encerramento geral da feira