A frente fria associada a formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai favorece a intensificação dos ventos, que sopram inicialmente de norte a partir da metade da manhã desta terça (19) e, posteriormente, de noroeste/oeste na quarta-feira (20), com rajadas em torno de 70 km/h, e pontuais acima desse nas áreas mais elevadas.
Em Criciúma, a condição já chegou e traz risco moderado para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Não há ocorrências até o momento.
Há alerta em todo o Sul catarinense nas próximas horas, com rajadas de 45 a 65 km/h.
A Defesa Civil recomenda:
Aviso marítimo
Devido ao processo de formação do ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, os ventos de nordeste ganham força em toda a costa do estado de Santa Catarina.
Como resultado, é esperada agitação marítima no Litoral Sul entre a noite desta terça (19) e a manhã da quarta-feira (20), com ondas entre 2,5 m e 3,0 m.
O risco é moderado para atividades como navegação e pesca.
Além disso, a intensificação do vento nordeste provoca o recuo da maré na região do Litoral Sul catarinense, dificultando a entrada e saída do mar.
Recomendações para a população: