O Governo de Criciúma realizou, neste sábado (30), o ato de entrega da obra de revitalização da Avenida Luiz Lazzarin, uma das principais ligações entre o Centro da cidade e a região do Rio Maina. A solenidade ocorreu na própria via, na altura do Posto Hangar (apenas referência), no bairro Santo Antônio, com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e moradores.
Com investimento de R$ 14 milhões, financiados pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), os trabalhos foram executados ao longo de dois anos e contemplaram 3,2 quilômetros de extensão, entre a rótula da Avenida Álvaro Catão e a Avenida dos Italianos.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, ressaltou a relevância da obra para a cidade.
“A Luiz Lazzarin é uma via vital para Criciúma. Hoje, entregamos uma avenida moderna, segura e planejada, que garante melhor mobilidade para motoristas, pedestres e ciclistas. Essa obra mostra o quanto a cidade avança quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas”, destacou o prefeito.
Estrutura moderna
A revitalização trouxe um conjunto de melhorias para mobilidade e segurança. Entre os destaques, estão duas rótulas elípticas com retornos inteligentes, que eliminam conversões perigosas e garantem maior fluidez ao tráfego. Recuos laterais também foram projetados para facilitar o acesso a vias estratégicas, como as ruas Wenceslau Brás e Antônio Verino dos Santos.
A obra incluiu nova pavimentação, sistema de drenagem pluvial eficiente, readequação das calçadas com acessibilidade plena e instalação de ciclovia em toda a extensão da avenida. Além disso, o sistema de iluminação pública foi substituído por lâmpadas de LED, proporcionando mais segurança e eficiência energética.
Para reforçar a organização do tráfego, a sinalização viária recebeu pintura eletrostática de alta durabilidade, ampliando a segurança de motoristas e pedestres.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Cláudio Rosso Netto, explicou sobre os detalhes da revitalização adotada pelo município e ressaltou o quanto a obra é fundamental para o eixo de mobilidade da região.
“Toda a extensão da avenida foi transformada com o que há de mais moderno em infraestrutura. Ela não apenas melhora a ligação entre o Centro e o Rio Maina, mas também integra o anel viário, facilitando o deslocamento de quem chega de bairros como Vila Zuleima, São Simão e até mesmo de municípios vizinhos ", afirmou.
O ato também contou com a presença do ex-prefeito Clésio Salvaro, que destacou a relevância da continuidade das ações para o desenvolvimento da cidade, principalmente para a região do Rio Maina.
“Estamos comemorando uma obra que aproxima ainda mais o centro da nossa cidade ao grande distrito de Rio Maina. São 25 mil veículos que passam diariamente, e mais do que isso, os motoristas que trafegam por aqui sabem que é uma avenida nova, moderna e acima de tudo segura”, destacou.
Mobilidade urbana mais segura
Moradores da região acompanharam a solenidade e destacaram os avanços na qualidade de vida e na mobilidade. Um dos principais reflexos das alterações realizadas na via, segundo o presidente da associação de moradores do bairro Santo Antônio, Hugo do Nascimento, foi a segurança dos motoristas ao acessarem a avenida.
“Uma nova fase para todos os bairros, principalmente em relação à segurança, afinal, toda semana havia acidentes, por causa das conversões perigosas. Então, agora a obra trouxe segurança, mobilidade e trafegabilidade, com certeza vai melhorar a vida de todos nós, moradores dos sete bairros que cruzam a avenida”, finalizou o presidente do bairro.