‘Criciúma 100 anos’: Desfile de 7 de setembro marca comemorações em alusão à Independência do Brasil no município

Evento reuniu cerca de 20 mil pessoas na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações

  • Ir para GoogleNews
07/09/2025 18h42 - Atualizado há 11 horas
4 Min

‘Criciúma 100 anos’: Desfile de 7 de setembro marca comemorações em alusão à Independência do Brasil no
Foto: Eduarda Salazar / DECOM

Marcado pelo sentimento de união e amor à pátria, o tradicional desfile cívico-militar reuniu cerca de 20 mil pessoas na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, neste domingo (7), para as comemorações em alusão à Independência do Brasil. Com o tema “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”, o evento contou com a participação de 92 instituições, entre unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança e representantes da sociedade civil organizada.

“Hoje é um dia de grande significado para todos nós. É um momento de orgulho coletivo, de honrar nossas raízes multiculturais e de reconhecer a força de um povo que nunca deixou de acreditar no futuro. Criciúma é prova viva de que tradição e modernidade podem caminhar juntas, preservando a memória de quem construiu nossa história e projetando um futuro ainda mais promissor. Cada passo neste desfile simboliza a união, a esperança e a certeza de que continuaremos avançando como uma cidade que inspira e transforma”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Antes do início do desfile, o público acompanhou o hasteamento das bandeiras, realizado durante a execução do hino nacional brasileiro, de Criciúma e da independência, interpretados pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), em conjunto com alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Augusto Pavei, Professor Francisco Skrabski e Antônio Colombo, representando todos os estudantes da rede municipal de ensino.

Na sequência, o prefeito Vagner Espindola e o comandante do 28° GAC, coronel Luciano Américo Fonseca de Souza, realizaram a revista à tropa em um veículo oficial do exército, conferindo a normalidade para o início do desfile cívico-militar. Em seguida, as forças de segurança abriram o desfile, iniciado pelo 28° GAC, seguido do 9° Batalhão de Polícia Militar, 4° Batalhão de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Defesa Civil e Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT).

A primeira escola a desfilar foi a EMEB Filho do Mineiro, do bairro Metropol, levando à Rua da Gente uma apresentação em homenagem aos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma. Para a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, o desfile deste ano foi um momento histórico que ficará marcado na memória de Criciúma.

“Além de celebrarmos o 7 de setembro, data em que o Brasil conquistou sua independência, Criciúma comemora suas vitórias. Por isso, não poderia haver escolha melhor para o tema deste desfile, pois o crescimento expressivo da cidade, nesses 100 anos, pelas mãos de todos os gestores que passaram pela administração municipal, nos enche de orgulho e esperança em uma cidade cada vez melhor para todos. Criciúma valoriza suas raízes com os olhos atentos a inovação. Nosso desejo é continuar marchando em direção a um futuro onde a educação e a inovação caminham lado a lado”, destacou a secretária.

Apresentação em alusão aos 100 anos de Criciúma

Abrindo o desfile, a Escola Municipal de Educação Básica Filho do Mineiro levou à Rua da Gente uma homenagem que percorreu a trajetória de Criciúma ao longo do último século. A apresentação destacou a presença dos povos originários, a chegada dos imigrantes europeus, a força da mineração de carvão e o crescimento econômico impulsionado pelo comércio e pela ferrovia, que ajudaram a moldar a identidade e a história do município.

Com coreografias, figurinos e encenações, os estudantes mostraram a transição da “Criciúma do carvão” para a cidade moderna e inovadora que se projeta para o futuro. A apresentação traduziu, de forma simbólica, a diversidade cultural, o espírito de trabalho e a capacidade de transformação que fazem de Criciúma uma referência regional.


FONTE: Texto: Eduarda Salazar / DECOM
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »