Operação Fim de Festa: bebidas ilegais com preço abaixo do mercado são apreendidas em Balneário Rincão
Operação aconteceu na manhã de hoje.
Foto: Divulgação Polícia Federal
Na manhã desta quinta-feira, dia 18, uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal, denominada Fim de Festa, foi realizada em Balneário Rincão. A ação tinha o objetivo de coibir a importação e a comercialização clandestina de bebidas estrangeiras.
A investigação, iniciada em março de 2025 a partir de uma denúncia anônima, revelou que o estabelecimento em questão estava vendendo bebidas importadas ilegalmente. Os produtos oferecidos não continham informações sobre o importador nos rótulos e não estavam registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Segundo a Polícia Civil, as bebidas eram vendidas a preços significativamente abaixo do valor de mercado, levantando a suspeita de descaminho.
A ação de busca e apreensão teve como objetivo reunir mais evidências sobre a origem das mercadorias, identificar os responsáveis pela importação e comercialização, e apreender produtos que podem ter sido trazidos irregularmente ao país.
Segundo o órgão responsável, se as irregularidades forem confirmadas, os envolvidos poderão ser processados pelo crime de descaminho, conforme previsto no Código Penal Brasileiro, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, além de possíveis aumentos de pena dependendo do meio de transporte utilizado.