Uma cadela foi resgatada na última quarta-feira (17) após ser vítima de maus-tratos e abuso em Navegantes, no Litoral Norte catarinense. O tutor do animal está sendo investigado pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), que abriu um inquérito para apurar o caso.
O caso foi divulgado pelas redes sociais do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba). Segundo o delegado Osnei Valdir de Oliveira, a investigação apura o crime de maus-tratos a animais, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão.
No mesmo dia do resgate, a cadela, agora nomeada Shine, foi retirada do ambiente de risco e o tutor identificado. Testemunhas também foram ouvidas para complementar o inquérito, que deve ser concluído na próxima semana.
A secretária de Proteção e Cuidado Animal de Navegantes, Sol Dapper, informou que Shine está sob os cuidados do Daba e destacou a importância de apoio da comunidade. “Estamos fazendo a nossa parte para cuidar e proteger, mas precisamos de ajuda com lar temporário ou adoção”, escreveu a secretária nas redes sociais.