O domingo começou com chuva e trovoadas em Criciúma e região, conforme previsto devido à chegada de uma frente fria.
Não há registros de ocorrências no Sul catarinense, mas o Extremo Oeste e Oeste de Santa Catarina contabilizaram estragos.
Isso ocorreu por conta da intensificação de uma baixa pressão atmosférica somada ao reforço do calor na região.
Nas cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, houve registro de queda de granizo e danos provocados pelo vendaval.
Segundo a Defesa Civil estadual, as ocorrências relatadas nesses municípios são resultado de um fenômeno caracterizado como tempestade severa.
Esse tipo de tempestade geralmente é acompanhado por intensas rajadas de vento (superiores a 80 km/h) e granizo de tamanho significativo ou em quantidade suficiente para causar acumulação.
A equipe de monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina acompanhou as tempestades em tempo real, enviando alertas de cell broadcast para a população conforme o avanço das instabilidades.
Nessas cidades, não se descarta a possibilidade de que tenha ocorrido um tornado ou microexplosão.
No entanto, a Defesa Civil está realizando o levantamento de informações sobre a extensão e o tipo de danos para confirmar com maior precisão a classificação do fenômeno.
Previsão para as próximas horas
Não está descartada a ocorrência de novos temporais para o restante do domingo.
A segunda-feira ainda começa sob influência da frente fria, que mantém a condição para chuva intensa e temporais entre a madrugada e a manhã.
No decorrer da tarde, a frente fria se afasta do estado e o tempo estabiliza gradativamente.
Na retaguarda do sistema, m avança uma intensa massa de ar seco e frio que, além de estabilizar o tempo, provoca queda brusca nas temperaturas, aumentando o risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e à hipotermia.