Um tornado que atingiu a cidade de Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, no último final de semana, causou estragos significativos, incluindo a destruição de uma casa de madeira que acabou caindo sobre uma picape Fiat Strada. Segundo o proprietário, Nelson de Oliveira, o imóvel também possuía áreas em alvenaria, que foram danificadas, e precisará ser totalmente reconstruído.
Nelson morava na residência com a esposa e a filha, mas todos estavam na casa da mãe dele, em São Miguel do Oeste, durante o temporal. A família foi avisada por telefone sobre os danos.
"Minha madrasta me ligou e falou que tinha dado um temporal e achava que tinha caído a área da casa. Quando chegamos, vimos tudo no chão. Foi um desespero", relatou Nelson.
A picape atingida pelo imóvel era usada por ele para trabalhos de frete e não possuía seguro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
De acordo com Eduardo Frederichs, coordenador da Defesa Civil de Barra Bonita, a casa era sustentada por estacas de madeira fixadas ao solo e possuía partes em alvenaria, todas destruídas pelo vento. Embora não haja medições oficiais na cidade, Frederichs estima que os ventos tenham ultrapassado 80 km/h nas áreas mais afetadas.
O tornado provocou danos em cerca de 40 imóveis na cidade, segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A instabilidade avançou pela fronteira com a Argentina, atingindo também São Miguel do Oeste, e trouxe queda de granizo.
O fenômeno foi confirmado por análises de ocorrências e imagens de drone, que mostraram um caminho de destruição com telhados danificados e árvores tombadas — características típicas de tempestades severas associadas a tornados.