Padre da Diocese de Criciúma embarca para missão nos Estados Unidos

O desejo de ser missionário no exterior era nutrido pelo sacerdote há bastante tempo.

  • Ir para GoogleNews
23/09/2025 13h41 - Atualizado há 4 horas
3 Min

Padre da Diocese de Criciúma embarca para missão nos Estados Unidos
Foto: Divulgação Diocese de Criciúma

O padre Eloir Borges, de 44 anos, prepara-se para iniciar uma nova missão em sua vida sacerdotal, desta vez fora do Brasil. Com 17 anos de ordenação, ele seguirá para os Estados Unidos, onde atuará na Arquidiocese de Boston, capital do estado de Massachusetts.

O desejo de ser missionário no exterior era nutrido pelo sacerdote há bastante tempo. No entanto, foi após um período de enfermidade e com a permissão do bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que ele resolveu se colocar definitivamente à disposição para evangelizar em terras estrangeiras.

“Desde os quatro anos de sacerdócio já sentia no meu coração o desejo de realizar uma missão fora do país. O tempo foi passando e agora, após me colocar à disposição da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), é que surgiu esse chamado”, explica o padre, que atuou nos últimos cinco anos como pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma.


A Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), à qual ele se vinculou, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu objetivo é “contribuir com as Igrejas locais [...] para proporcionar aos brasileiros residentes no exterior a vivência inculturada do Evangelho, preservando, na proporção adequada, as tradições religiosas e culturais da pátria de origem”.

Com a conclusão de um curso preparatório para missionários e a obtenção do visto religioso, padre Eloir deve iniciar sua missão nos próximos meses. O trabalho terá duração de dois anos e meio.

“Ficarei em missão atuando junto aos católicos brasileiros, mas também contribuindo com os trabalhos de evangelização dirigidos aos portugueses, espanhóis e americanos que lá residem”, detalha.

O momento da partida carrega um simbolismo especial.

“Neste mês de outubro, em que celebramos as missões, quero também ir ao encontro de outras nações para seguir anunciando a Boa Nova de Jesus Cristo”, pontua.

Ao longo de quase duas décadas de ministério, padre Eloir atuou em diversas paróquias da região, incluindo Santo Agostinho, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Natividade e a Catedral São José. Antes do embarque, a Paróquia São Paulo Apóstolo está preparando a missa para o seu envio, que será celebrada no dia 10 de outubro, ás 19h30. 
 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »