CBMSC abre inscrições para formação de Guarda-vidas Civil Voluntário no Litoral Sul

A instituição fornece uma indenização no valor de R$ 250 a cada serviço trabalhado

  • Ir para GoogleNews
30/09/2025 10h39 - Atualizado há 6 horas
4 Min

CBMSC abre inscrições para formação de Guarda-vidas Civil Voluntário no Litoral Sul
Foto: Divulgação/CBMSC

Estão abertas as inscrições para o curso de Guarda-vidas Civil Voluntário (GVCV) para as praias da circunscrição do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, abrangendo o litoral sul catarinense, com atuação em Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres.

O serviço está vinculado ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), responsável pelo atendimento em todo o litoral, principalmente durante a temporada da Operação Estação Verão 2025/26.

O curso, com carga horária de 120 horas-aula, tem como objetivo capacitar os alunos para atuar como guarda-vidas nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, de acordo com legislações estaduais e diretrizes do CBMSC.

O serviço é voluntário, mas a instituição fornece uma indenização no valor de R$ 250 por serviço realizado, conforme a disponibilidade do aluno e do cronograma de cada praia. 

Entre os principais requisitos para ingressar no curso estão a entrega de documentos, atestado médico, exame toxicológico, ter 18 anos completos até o início do curso e a aprovação no Teste de Aptidão Física (TAF), que consiste em nadar 500 metros em até 13 minutos e correr 1.600 metros em até 9 minutos, conforme o edital. 

As inscrições e os editais completos estão disponíveis no site cbm.sc.gov.br, na aba “Cidadão” > “Cursos ao cidadão”.

Outra forma de acesso é por meio da bio no Instagram dos perfis: @cbmsc.criciuma, @cbmsc.amesc e @cbmsc.icara, onde também é possível esclarecer dúvidas pelo direct ou diretamente por esse link https://drive.google.com/drive/folders/1gqqCEs8A7NHAGRyl2Eka9tr_iMwj48CM?usp=drive_link.

As inscrições devem ser realizadas até 10 de outubro. 

O major Renan Fernandes, subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar e coordenador da Operação Estação Verão no 4º BBM, destaca a importância do preparo físico para o curso.

“O TAF é uma das etapas mais importantes e exige preparo físico adequado para alcançar o objetivo. No serviço de guarda-vidas lidamos diretamente com pessoas. Nosso foco é sempre a prevenção, antes que seja necessário um resgate em ambiente aquático, mas todos os nossos GVCVs devem estar aptos para atuar em situações de risco. Inclusive, durante o curso, são realizadas diversas provas na água que exigem preparo físico e emocional consistente”, ressalta o major Fernandes.

A área do litoral do 4º BBM realizou mais de 1,6 milhão de ações preventivas durante toda a Operação Estação Verão 2024/25 com mais de 80 quilômetros de orla.

“O principal destaque da última operação foi a ausência de mortes por afogamento nas áreas protegidas por guarda-vidas. Esse é o nosso maior objetivo e a razão central do nosso trabalho. Para isso, contamos com a dedicação desses profissionais, tanto os mais experientes, que já atuam há várias temporadas, quanto os novos, que vão iniciar o curso de formação, todos contribuindo diretamente para a segurança da população”, enfatiza o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º BBM.

Recertificação

O curso de recertificação de Guarda-vidas Civil Voluntário tem como finalidade atualizar os alunos para o desenvolvimento das atividades de prevenção e salvamento aquático e revalidar o certificado de guarda-vidas civil voluntário.

Os interessados, que em algum momento já realizaram a formação de GVCV no estado, terão a oportunidade de fazer a recertificação e atuar na Operação Estação Verão 2025/26.

A carga horária é de 20 horas-aulas e com validade de 2 anos.

O acesso aos editais e a inscrição, pode ser feito da mesma maneira que o curso de GVCV, ou por esse link https://drive.google.com/drive/folders/13018mS_Wq5A8ErbIqCGmOTH6WMQZAtpl?usp=sharing.

Os guarda-vidas que não precisam passar pelo processo de recertificação devem manifestar interesse em participar da Operação Estação Verão por meio deste link:  https://forms.gle/WJL74kMaTmvwBAuD7.

Essa confirmação é essencial para que a corporação tenha controle do número de GVCVs que estarão ativos na temporada.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »