Um tubarão mako foi avistado a poucos metros da faixa de areia na Praia da Vila, em Imbituba, nesta segunda-feira (29). Considerada a espécie de tubarão mais rápida do mundo, ela pode atingir até 70 km/h.
Veja o vídeo:
Especialista explica comportamento da espécie
Segundo o professor e curador do Museu Oceanográfico da Univali, Jules Soto, o tubarão mako (Isurus oxyrinchus) apresenta baixo risco de incidentes com humanos. Embora seja mais comum em águas profundas, pode eventualmente se aproximar da costa.
“Alguns chegam até águas rasas sim, mas não é muito comum porque ele é um tubarão mais oceânico. E não há registros de ataques, não tem por que as pessoas se alarmarem. O Isurus gosta muito de comer peixes de tamanho médio. Então, provavelmente, estava apenas pescando. Só isso, mas é um tubarão que assusta”, afirmou o especialista.
Características do tubarão mako
Em novembro de 2023, a cabeça de um tubarão mako foi encontrada em Florianópolis, chamando a atenção de pesquisadores. O Projeto de Extensão do Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobrânquios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) explicou que a espécie se alimenta de atuns, marlins e até outros tubarões.
Diferente da maioria das espécies, o tubarão mako consegue manter seus músculos aquecidos, deixando o sangue mais quente do que a água ao redor. Isso permite que ele explore ambientes frios e profundos em busca de alimento, além de garantir sua impressionante velocidade.