Estão abertas as inscrições para o curso de Guarda-vidas Civil Voluntário (GVCV) para as praias da circunscrição do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, abrangendo o litoral sul catarinense, com atuação em Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres.
O serviço está vinculado ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), responsável pelo atendimento em todo o litoral, principalmente durante a temporada da Operação Estação Verão 2025/26.
O curso, com carga horária de 120 horas-aula, tem como objetivo capacitar os alunos para atuar como guarda-vidas nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, de acordo com legislações estaduais e diretrizes do CBMSC.
O serviço é voluntário, mas a instituição fornece uma indenização no valor de R$ 250 por serviço realizado, conforme a disponibilidade do aluno e do cronograma de cada praia.
Entre os principais requisitos para ingressar no curso estão a entrega de documentos, atestado médico, exame toxicológico, ter 18 anos completos até o início do curso e a aprovação no Teste de Aptidão Física (TAF), que consiste em nadar 500 metros em até 13 minutos e correr 1.600 metros em até 9 minutos, conforme o edital.
As inscrições e os editais completos estão disponíveis no site cbm.sc.gov.br, na aba “Cidadão” > “Cursos ao cidadão”.
Outra forma de acesso é por meio da bio no Instagram dos perfis: @cbmsc.criciuma, @cbmsc.amesc e @cbmsc.icara, onde também é possível esclarecer dúvidas pelo direct ou diretamente por esse link https://drive.google.com/drive/folders/1gqqCEs8A7NHAGRyl2Eka9tr_iMwj48CM?usp=drive_link.
As inscrições devem ser realizadas até 10 de outubro.
O major Renan Fernandes, subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar e coordenador da Operação Estação Verão no 4º BBM, destaca a importância do preparo físico para o curso.
“O TAF é uma das etapas mais importantes e exige preparo físico adequado para alcançar o objetivo. No serviço de guarda-vidas lidamos diretamente com pessoas. Nosso foco é sempre a prevenção, antes que seja necessário um resgate em ambiente aquático, mas todos os nossos GVCVs devem estar aptos para atuar em situações de risco. Inclusive, durante o curso, são realizadas diversas provas na água que exigem preparo físico e emocional consistente”, ressalta o major Fernandes.
A área do litoral do 4º BBM realizou mais de 1,6 milhão de ações preventivas durante toda a Operação Estação Verão 2024/25 com mais de 80 quilômetros de orla.
“O principal destaque da última operação foi a ausência de mortes por afogamento nas áreas protegidas por guarda-vidas. Esse é o nosso maior objetivo e a razão central do nosso trabalho. Para isso, contamos com a dedicação desses profissionais, tanto os mais experientes, que já atuam há várias temporadas, quanto os novos, que vão iniciar o curso de formação, todos contribuindo diretamente para a segurança da população”, enfatiza o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º BBM.
Recertificação
O curso de recertificação de Guarda-vidas Civil Voluntário tem como finalidade atualizar os alunos para o desenvolvimento das atividades de prevenção e salvamento aquático e revalidar o certificado de guarda-vidas civil voluntário.
Os interessados, que em algum momento já realizaram a formação de GVCV no estado, terão a oportunidade de fazer a recertificação e atuar na Operação Estação Verão 2025/26.
A carga horária é de 20 horas-aulas e com validade de 2 anos.
O acesso aos editais e a inscrição, pode ser feito da mesma maneira que o curso de GVCV, ou por esse link https://drive.google.com/drive/folders/13018mS_Wq5A8ErbIqCGmOTH6WMQZAtpl?usp=sharing.
Os guarda-vidas que não precisam passar pelo processo de recertificação devem manifestar interesse em participar da Operação Estação Verão por meio deste link: https://forms.gle/WJL74kMaTmvwBAuD7.
Essa confirmação é essencial para que a corporação tenha controle do número de GVCVs que estarão ativos na temporada.