Ao longo desta sexta-feira, a atuação de uma frente fria provoca chuva intensa em curto período no Sul catarinense.
Os volumes de chuva variam entre 50 e 80 mm, com pontuais na casa dos 100 mm. Há risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
No sábado, o tempo fica instável devido à atuação de uma área de baixa pressão que deve deve se deslocar para alto mar. Podem ocorrer temporais no período da tarde, acompanhados de raios e rajadas de vento. Há risco baixo a moderado para ocorrências associadas às condições de tempo.
No domingo, a frente fria segue apresentando características estacionárias, posicionando-se entre o estado do Rio Grande do Sul, Serra e Litoral Sul de SC. A chuva deve intensificar nestas áreas em relação aos dias anteriores, onde deve ser intensa e volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e danos na rede elétrica, com os maiores volumes previstos para as áreas do Extremo Sul do Litoral Sul.
Temperatura
Em Criciúma, a temperatura máxima varia de 21 a 25 graus até domingo, com mínima entre 15 e 18 graus.
Próxima semana
Na segunda-feira, o sistema avança por todas as regiões de SC favorecendo chuva pontualmente intensa e temporais, especialmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde a chuva tende a apresentar os maiores acumulados com risco moderado a alto para ocorrências associadas.
Com o avanço da frente fria, a previsão indica uma queda das temperaturas na terça-feira (14), com a entrada de uma massa de ar fria na retaguarda da frente fria.
O tempo segue nublado e com chuva nas áreas ao norte do estado, enquanto nas regiões de divisa com o RS o sol começa a aparecer.