17/05/2024 às 08h06min - Atualizada em 17/05/2024 às 08h06min

Previsão: Chuva, frio, vento e alerta é o que temos para o fim de semana

Frente fria associada a um sistema de baixa pressão no oceano atua no Sul catarinense

A sexta-feira já começa com tempo instável e com chuva persistente desde o centro até o Sul do estado, devido à formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no oceano.

No decorrer da manhã, a chuva ganha força e se estende para as demais regiões catarinenses, ocorrendo na forma de temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.

À tarde, as temperaturas máximas ficam abaixo dos 20 graus no Litoral Sul, onde chove desde o início do dia. Em Criciúma, máxima de 17 e mínima de 13 graus.

O vento predomina de noroeste, virando para sul no litoral à tarde com rajadas de 45 a 55 km/h. Mar agitado com ondas de sul entre 2,0 e 3,0m no Litoral Sul, mantendo o risco moderado para agitação marítima.

No sábado (18), tempo instável e com chuva a qualquer momento em todas as regiões, sendo mais intensa nas áreas do Sul na madrugada e manhã. Por alguns momentos, a chuva ocorre acompanhada por temporais com raios e rajadas de vento, trazendo acumulados expressivos em curto período de tempo.

O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

O vento predomina de sul com rajadas que variam de 45 a 55 km/h à tarde no Litoral. As temperaturas variam pouco no decorrer do dia, se mantendo na casa dos 10 aos 15 graus no Sul do estado.

Mesmo com o afastamento da frente fria, a nebulosidade permanece presente em todas as regiões o que dificulta a elevação das temperaturas ao longo do dia. 

A temperatura mínima será de 12 com máxima que não passa de 17 graus em Criciúma.

O vento permanece fraco e com direção variada no estado, durante a maior parte do dia, mas a partir do final da tarde vira para sul com rajadas fortes no Litoral que superam os 60km/h na área oceânica, o que volta a deixar o mar agitado do Litoral Sul a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m.

O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.