17/06/2024 às 11h50min - Atualizada em 17/06/2024 às 11h50min

Chuva persistente e volumosa já causa transtornos no Sul catarinense; e vem novo alerta por aí

Dentre os problemas, casas alagadas, deslizamentos de encostas, vias interditadas e comunidades isoladas

Fotos: Divulgação/Defesa Civil Santa Catarina

Entre o sábado (15) e a madrugada desta segunda-feira (17), a atuação de uma frente fria semi-estacionária, juntamente ao aporte de umidade vinda do oceano, ocasionaram volumes de chuva expressivos em áreas do Litoral Sul, principalmente no Extremo Sul.

Até o início da manhã desta segunda-feira (17), foram registrados acumulados de 363 mm em Praia Grande, 237 mm em Balneário Gaivota e 234 mm em Sombrio.

Devido aos altos índices de precipitação, foram registradas ocorrências em municípios do Litoral Sul, como alagamentos e inundações em São João do Sul, Araranguá, Sombrio e Praia Grande. Estas condições deixaram casas alagadas, provocaram deslizamento de encostas e vias interditadas, isolando algumas comunidades.

Alerta

Os altos volumes de chuva causaram elevação dos rios nas bacias hidrográficas dos rios Mampituba e Araranguá, na região do Litoral Sul catarinense, onde ao longo do domingo (16) foram registrados alagamentos e extravasamento de riachos e ribeirões.

Nos municípios de Praia Grande e São João do Sul, o Rio Canoas extravasou, causando inundações nas regiões ribeirinhas desses municípios.

Ainda, as condições geológicas para esta segunda e terça apresentam fragilidade para condições de deslizamentos, quedas de blocos e fluxo de detritos, devido às condições de encharcamento do solo e declividade da região.

Ao longo desta segunda e terça, conforme aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil, ainda são esperados acumulados entre 50 e 70 mm para o Litoral Sul.

Dessa forma, o risco é muito alto para movimentações de terra e inundações nas regiões, principalmente nos municípios de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, que já possuem áreas atingidas.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.