27/06/2024 às 08h37min - Atualizada em 27/06/2024 às 08h37min

Prepare-se: Intensa massa de ar frio de origem polar vai derrubar ainda mais a temperatura

A sensação será de frio intenso, especialmente a partir do sábado

Os próximos dias serão marcados por chuva e pelo avanço de uma intensa massa de ar frio por Santa Catarina.

O frio intenso será sentido ao longo de todo o sábado e domingo, deixando as temperaturas próximas ou abaixo de zero grau, nas regiões serranas, e dos dez graus nas demais regiões.

A massa de ar seco e frio, de origem polar, chega ao final de semana. No entanto, nesta quinta e sexta-feira, as temperaturas já ficam mais baixas no amanhecer, variando entre cinco e dez graus. Em Criciúma, a mínima será de nove graus. Durante o dia, o tempo ensolarado favorece a elevação gradual das temperaturas, que pode chegar aos 19 graus em Criciúma.

A passagem rápida de uma frente fria sobre o estado volta a favorecer a ocorrência de chuvas fracas entre a tarde de sexta-feira e a manhã de sábado. Após a chuva, o avanço da intensa massa de ar frio de origem polar sobre o Sul do Brasil, deixa as temperaturas baixas em toda Santa Catarina.

A sensação será de frio intenso, especialmente a partir do sábado. Neste dia, a temperatura mínima acontecerá no final da noite e não no início da manhã, como normalmente acontece.

Em Criciúma, a mínima será de cinco graus, com máxima que não passa de 16.

As temperaturas seguem em declínio até o amanhecer do domingo, quando são esperadas as menores temperaturas deste evento de frio, com mínima de dois graus em Criciúma e máxima de 12.

O frio segue intenso, mas perde força na segunda-feira. 

A Defesa Civil destaca que o frio intenso traz riscos para a saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidado com animais domésticos.

Com a previsão de baixas temperaturas, é necessário seguir algumas recomendações:

Atenção com população mais vulnerável (exemplo: idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social);

Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;

Procure se agasalhar bem e beber bastante água;

Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.