09/02/2024 às 13h37min - Atualizada em 09/02/2024 às 13h37min

Operação Resiliunt: Funcionário Público Municipal é preso por corrupção

Prisão ocorreu na manhã de hoje na cidade de Laguna.

Foto: Divulgação Polícia Civil
A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal de Laguna, deflagrou hoje a “Operação Resiliunt”, visando cumprir mandados de prisão preventiva e busca e apreensão contra um servidor público municipal, então Oficial de Gabinete do Prefeito, envolvido em atos de corrupção contra bolsistas da “Frente de Trabalho” da “Fundação Irmã Vera”.

Desde 2021, o investigado ocupava diversos cargos na Administração Pública Municipal de Laguna, incluindo o cargo de Oficial de Gabinete - AS 3, com lotação no Gabinete do Prefeito, a partir de 18 de janeiro de 2023. Além disso, tornou-se coordenador administrativo da Frente de Trabalho da “Fundação Irmã Vera”. Ele exigia vantagens econômicas indevidas dos bolsistas do programa, variando entre R$100,00 a R$500,00 mensais, utilizando seu cargo e ameaças de desligamento para coagi-los.


"O investigado constrangeu os trabalhadores mais vulneráveis do município, retirando-lhes o sustento próprio e de suas famílias, mesmo após ter informado sua demissão em dezembro de 2023", explicou a Polícia Civil.

Ainda de acordo com o Delegado Bruno Fernandes, coordenador das investigações, apurou-se que, “àqueles a quem o município de Laguna deveria mais acolher e cuidar, inserindo-os em programas sociais e no posterior ingresso no mercado formal de trabalho, foram – em que pese a latente vulnerabilidade econômica e social, alvo de uma verdadeira senda criminosa orquestrada pelo investigado, que, mês a mês, imbuído de sua própria ganância, retirou da mesa dos trabalhadores– ainda que indiretamente – aquilo que lhes era mais caro: o sustento próprio e de suas famílias”.

Os trabalhadores foram alvo de uma senda criminosa, privando-os de seu sustento. Os atos de constrangimento persistiram mesmo após o investigado deixar suas funções na Fundação, justificando sua prisão preventiva.

Durante as buscas, foram apreendidas quatro armas de fogo e munições em posse do investigado, utilizadas durante o horário de serviço.


“RESILIUNT” é o nome da prática da “rachadinha” em latim, ocorrendo em Laguna, onde parte dos salários dos funcionários era repassada ao servidor público sob exigência.



Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.