18/07/2024 às 14h36min - Atualizada em 18/07/2024 às 14h36min

Pesquisadores lamentam morte de ‘Estrela’ em SC, golfinho ameaçado de extinção

Foto: Divulgação/Toninhas do Brasil
 

Uma toninha, pequena espécie de golfinho criticamente ameaçada de extinção, foi encontrada morta em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Monitorada por pesquisadores desde 2012, ‘Estrela’, como era chamada, era acompanhada pelo projeto Toninhas do Brasil durante toda a sua vida.

Renan Paitach, coordenador de pesquisa do Toninhas do Brasil, expressou sua tristeza pela perda.

"Perder qualquer toninha é sempre muito triste, são centenas que morrem todos os anos. Mas quando você acompanha um animal durante toda a vida, por tantos anos, é ainda mais duro. Parece que perdemos um conhecido, alguém próximo. Estrelinha foi embora cedo demais, mas vai continuar brilhando em nossos corações", lamentou. 

Histórico e Morte

Estrela foi registrada pela primeira vez em dezembro de 2012 ao lado de sua mãe na Baía Babitonga, quando ainda era filhote. No dia 29 de junho, pescadores encontraram seu corpo na Praia do Lixo e acionaram a equipe local do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Devido ao estágio avançado de decomposição, não foi possível determinar a causa da morte. A equipe confirmou a identidade de Estrela pelas marcas na nadadeira dorsal.

A Toninha e Sua Espécie

As toninhas ocorrem apenas na costa brasileira, no Uruguai e na Argentina. Segundo o projeto Toninhas do Brasil, essas espécies vivem em áreas próximas à costa, onde a atividade humana é intensa, preferindo regiões com no máximo 50 metros de profundidade.

Elas são um dos pequenos cetáceos mais ameaçados do mundo. Em um ambiente conservado e livre de ameaças, podem viver mais de 20 anos, mas têm apenas um filhote a cada dois ou três anos. A principal ameaça à espécie é a captura acidental em redes de pesca.
 


*Fonte: g1 SC


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.