09/08/2024 às 08h15min - Atualizada em 09/08/2024 às 08h15min

Mais frio com chance de neve e muito sol: Confira a previsão do tempo para o fim de semana

Temperaturas devem ser negativas nas regiões serranas

Foto: Wagner Urbano

A frente fria se afasta do estado nesta sexta-feira e, a partir da tarde, com a entrada de um sistema de alta pressão na retaguarda da frente fria, o tempo começa a abrir, ficando com sol e variação de nuvens.

Entre a noite e a madrugada do sábado, não se descarta a chance de precipitação invernal (chuva congelada/graupel/neve) nos pontos mais altos da Serra.

A massa de ar seco e frio derruba as temperaturas ao longo do período, com as mínimas ocorrendo no final da noite, que ficam entre -2 e 5 graus do Extremo Oeste aos planaltos e nas áreas serranas da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, e variam entre 6 e 12 graus nas demais regiões. À tarde, as máxima chega aos 16 graus em Criciúma. 

O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

O vento predomina do quadrante sudoeste/sul em todas as regiões, com intensidade fraca a moderada e com rajadas variando entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras, no Planalto Sul e nas áreas Serranas do Litoral Sul, ficando acima de 60 km/h no mar, o que deixa o mar agitado da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com picos de ondas de sul/ sudeste, alturas entre 1,5 e 2,0m e picos entre 2,5 e 3,0m em alto mar.

O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à navegação, pesca e esportes náuticos. 

No sábado o dia inicia com formação de geada nos pontos mais altos de SC, com maior cobertura de nuvens do Extremo Oeste ao Litoral Sul e com sol e poucas nuvens nas outras regiões. Ao longo da manhã, a nebulosidade diminui gradativamente e a partir da tarde o sol predomina em todo o estado.

O vento segue soprando de quadrante sul, com intensidade fraca e com rajadas moderadas nas áreas serranas do Planalto Sul e do Litoral Sul e nas áreas costeiras entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis ao longo da madrugada e da manhã.

Devido à atuação da massa de ar polar, o frio se mantém intenso em Santa Catarina com as temperaturas mínimas variando entre -4 e 5 graus do Extremo Oeste ao planaltos, na Grande Florianópolis Serrana, no Alto Vale e nas áreas serranas do Litoral Sul e marcam entre 5 e 12 graus nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam entre 9 e 15 graus.

Devido à massa de ar frio e seco que segue atuando em Santa Catarina, o domingo (11) será com predomínio de sol em todas as regiões, mas inicia com geada ampla do Grande Oeste aos planaltos, e com formação de nevoeiros pelo estado, que dissipam ao longo da manhã.

O vento vira de norte para sul no decorrer do dia no interior do estado e sopra de direções variadas no litoral e em áreas próximas, com intensidade fraca a moderada, com rajadas moderadas entre o Meio-Oeste, o Planalto Sul e as áreas serranas do Litoral Sul.

O sistema de alta pressão mantém as temperaturas baixas durante a manhã, com mínimas entre -2 e 5 graus do Extremo Oeste aos planaltos, na Grande Florianópolis Serrana, no Alto Vale e nas áreas serranas do Litoral Sul.

À tarde as máximas sobem um pouco em relação aos dias anteriores, chegando a 20 graus em Criciúma.

O risco segue baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

Na segunda-feira (12) e na terça-feira (13), o tempo de mantém firme e ensolarado em todas as regiões, devido à massa de ar seco e frio. As temperaturas seguem baixas no estado, com mínimas negativas nas áreas altas, favorecendo a ocorrência de geada ampla, e com máximas se elevando gradativamente nas tardes.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.