17/08/2024 às 14h32min - Atualizada em 17/08/2024 às 14h32min

Alerta: Fumaça das queimadas na Amazônia e Brasil Central chegam a Santa Catarina

Fumaça pode impactar a visibilidade e a qualidade do ar, destacando a importância do monitoramento contínuo

Figura: Imagem do satélite GOES-16 no campo True Color + IR, às 11:00 horário local. Fonte: DSAT – CPTEC/INPE

Na sexta-feira, Santa Catarina apresentou um céu esbranquiçado devido à presença de fumaça no ar, originada principalmente das queimadas na Amazônia e no Brasil Central, um fenômeno comum nesta época do ano, informou a Defesa Civil.

“A fumaça pode impactar a visibilidade e a qualidade do ar, destacando a importância do monitoramento contínuo. No entanto, é crucial distinguir entre a presença de fumaça e outros fenômenos atmosféricos que também podem afetar a visibilidade. A análise das imagens de satélite permitem identificar claramente a diferença entre a nebulosidade, a fumaça e os nevoeiros”, informou o órgão.

Durante a manhã, o oeste do estado apresentou maior cobertura de nuvens, enquanto no Alto Vale do Itajaí e no Litoral Norte foram observados nevoeiros.

Nos Planaltos e nas demais regiões litorâneas, onde não há presença de nuvens, a fumaça ficou mais evidente.

“Recomenda-se beber bastante água e monitorar possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos, principalmente com a população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas”, alertou a Defesa Civil.

A manhã deste sábado também iniciou com a formação de nevoeiros marítimos entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, de nevoeiros de radiação no Alto e Médio Vale do Itajaí que já se dissiparam em grande parte dessas regiões, e também com a presença da fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e nas áreas centrais do país (áreas acinzentadas e translúcidas da imagem de satélite), que é transportada pelo vento em direção ao Sul e Sudeste do Brasil.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.