03/09/2024 às 18h22min - Atualizada em 03/09/2024 às 18h22min

Vídeo: Tudo o que se sabe sobre a trágica morte do sargento Appel

Santa Catarina está de luto nesta terça-feira

Santa Catarina está de luto com o assassinato brutal do sargento da Polícia Militar de Criciúma, Davi Appel da Silva, de 37 anos.

Ele foi morto a tiros, ainda dentro da viatura, ao abordar um usuário de drogas, no bairro Comerciário, que pegou a sua arma de fogo e efetuou os disparos. Além dos tiros, ainda desferiu coronhadas na vítima. 

Ao longo do dia, amigos, colegas, populares e instituições se manifestaram acerca do fato, lamentando o episódio.

Uma delas foi a Polícia Civil, que emitiu um comunicado oficial com mais detalhes. Segundo o delegado João Westphal, a Delegacia de Homicídios do Departamento de Investigações Criminais de Criciúma (DH/DIC) foi informada, inicialmente, de uma ocorrência envolvendo um policial militar em serviço.

A ocorrência

“O local dos fatos foi na rua Almirante Barroso, no bairro Comerciário, área nobre da cidade e de localização residencial. Os investigadores do Departamento apuraram que o policial, identificado como Sgt Appel, de 37 anos, estaria fazendo rondas no bairro, sozinho e em patrulha comunitária. O militar teria identificado um masculino que reiteradamente causa transtornos no bairro, especialmente com uso de drogas, nas proximidades da escola conhecida como Colegião”, colocou o delegado. 

Abordagem

Conforme a autoridade policial, o criminoso estaria nas proximidades da escola e o policial teria o abordado e solicitado que saísse do local.

Ao fazer o acompanhamento dele, o militar acabou sendo atacado pela janela da própria viatura, momento em que foi desarmado pelo indivíduo. Este, então portando a arma do policial, efetuou diversos disparos contra o militar, sendo que, na sequência, dispensou a arma no chão.

Detenção 

Após, foi detido por moradores e trabalhadores de uma obra nas proximidades, que acionaram a PM.

Quem é o criminoso 

“A Polícia Civil apurou que o autor dos fatos se trata de um homem de 45 anos, natural do Estado do Rio Grande do Sul, e com diversas passagens policiais, inclusive já tendo atacado outro policial militar, em abril deste ano. Até o momento, não se tem confirmação de que se trata de um morador de rua. O homem foi conduzido à sede do Departamento da Polícia Civil, onde está, neste momento, sob a custódia da Polícia Civil”, acrescentou o delegado, complementando que será dada continuidade aos trabalhos de investigação do homicídio e, a Delegacia de Homicídios, formalizará a prisão em flagrante do criminoso.

Após, o preso será encaminhado ao Presídio Regional de Criciúma para posterior audiência de custódia.

Luto e despedida 

Além do policiamento comunitário, o sargento Appel era também bastante conhecido por envolvimento em ações sociais, dentro e fora da corporação, e por sempre interagir com crianças, principalmente na área central, onde atuava, atendendo os pequenos e tirando fotos.

Ele deixa a esposa, uma filha pequena, demais familiares, amigos e colegas enlutados. 


Confira algumas notas de pesar :


Polícia Militar de Santa Catarina 

“É com profundo pesar e consternação que o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) manifesta suas condolências pelo falecimento do 3° sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, que pertence ao 9º Batalhão de Polícia Militar (Criciúma), quando foi assassinado por um criminoso durante abordagem policial militar nesta terça-feira, 3.

Expressamos nossa solidariedade e sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas de farda do policial, reconhecendo o imensurável sacrifício e dedicação deste herói em servir e proteger a sociedade. Sua coragem e comprometimento com o dever serão lembrados e honrados por todos nós.

Neste momento de luto e dor, estendemos nossos mais sinceros sentimentos, enaltecendo a valentia e abnegação de todos os membros da corporação policial militar que diariamente arriscam suas vidas na nobre missão de preservar a ordem pública.

Que a memória e o legado do referido policial militar permaneçam como inspiração e exemplo para todos nós. E que a justiça prevaleça.

Por fim, enaltecendo o valor deste herói, destaco um trecho da canção da PMSC:

_"Jamais sejam por nós esquecidos"._

(Letra e música tenente-coronel PMSC Roberto Kel)

Atenciosamente,

AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA

Coronel PM Comandante-Geral da PMSC”


Coronel PM Comandante-Geral da PMSC, Aurélio Pelozato da Rosa

“Neste momento de luto e dor, estendemos nossos mais sinceros sentimentos, enaltecendo a valentia e abnegação de todos os membros da corporação policial militar que diariamente arriscam suas vidas na nobre missão de preservar a ordem pública. Que a memória e o legado do referido policial militar permaneça como inspiração e exemplo para todos nós. E que a justiça prevaleça”.


Unesc

“Em momentos como este nos faltam palavras para expressar o sentimento de tristeza. Perdemos um egresso, um membro da família Unesc. A morte do Policial Militar Sargento Davi Appel da Silva, aos 37 anos, em pleno exercício da profissão, na defesa da sociedade, deixa a cidade, o estado e o país em choque.

Lamentamos profundamente a tragédia vivida hoje e manifestamos sinceros sentimentos de condolência aos amigos e familiares de Davi, o qual será lembrado para sempre como protagonista na defesa da segurança. Na nossa Unesc, será eternizado como um egresso querido do curso de Administração e que muito nos orgulhou.

Seguimos trabalhando na formação de cidadãos de bem, diferenciados, que estejam atentos ao cenário e nos ajudem a buscar soluções para o cenário que vivemos. Nossa luta é pela educação e, por meio dela, a transformação”.


Colégio Michel

“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Sargento Davi Appel da Silva, ex-aluno e pai de nossa querida aluna Laura, do 2º ano. 

O policial nos deixou tragicamente na data de hoje.

Além de michelino, Sargento Davi participava ativamente nos trabalhos de segurança ao redor do nosso colégio e palestrava para nossas crianças constantemente. 

Neste momento de profunda dor, expressamos nossos sinceros sentimentos à Laura, seus familiares e amigos. 

Estamos todos em luto pela perda de alguém tão querido por nossa comunidade escolar.

Nossas orações e que Madre Michel proteja a todos”.


Polícia Civil de Santa Catarina 

“A Polícia Militar está de luto, e a Polícia Civil compartilha dessa dor. Juntos, honramos a memória de quem dedicou sua vida à proteção da nossa comunidade”.


4º Batalhão de Bombeiros Militar

“É com profundo pesar que o 4º Batalhão de Bombeiros Militar manifesta suas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de farda do 3° sargento PM Davi Appel da Silva, de 37 anos, lotado no 9º Batalhão de Polícia Militar, que tragicamente perdeu a vida no cumprimento de seu dever durante uma abordagem policial militar nesta terça-feira, 3, em Criciúma.

Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade e apoio incondicional a todos aqueles que foram impactados por essa perda irreparável. Que a coragem e o legado do sargento Appel permaneçam como exemplo para todos nós”.


Governador de SC Jorginho Mello 

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de um dos nossos policiais militares. Quero expressar minha solidariedade à família do policial, aos colegas e à Polícia Militar. Não mediremos esforços para que este crime não fique impune e o criminoso seja devidamente responsabilizado”.


Ministério Público de Santa Catarina 

“O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lamenta profundamente a morte do policial militar, 3º Sargento Davi Appel da Silva, na manhã desta terça-feira (3/9), em Criciúma, em decorrência do exercício da sua função. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e à Polícia Militar de nosso estado.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lamenta profundamente a morte do policial militar, 3º Sargento Davi Appel da Silva, na manhã desta terça-feira (3/9), em Criciúma, em decorrência do exercício da sua função. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e à Polícia Militar de nosso estado”.


Associação Catarinense do Ministério Público 

“A Associação Catarinense do Ministério Público lamenta profundamente a morte do Sargento da PMSC, Davi Appel da Silva, assassinado no cumprimento do seu dever, na manhã de hoje, (3/9), na cidade de Criciúma.

Nesse momento de luto e dor, estendemos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares, amigos e  a todos os Policiais Militares de nosso Estado, que diuturnamente arriscam suas vidas em prol do bem estar da sociedade catarinense”. 


Deputada federal Geovania de Sá

“É com uma profunda tristeza, que recebemos a notícia do assassinato brutal do sargento Davi Appel da Silva, em Criciúma, no bairro Comerciário. Durante uma abordagem de rotina dentro da própria viatura, esse herói foi covardemente baleado na cabeça por um usuário de droga. Uma vida tirada de forma cruel e absurda. 

É inaceitável que aqueles que arriscam suas vidas diariamente para nos proteger sejam alvos de tamanha violência. Expresso toda minha solidariedade à família, amigos e irmãos de farda, e clamo por justiça e por uma resposta firme do Estado contra essa criminalidade que destroça vidas e famílias. O marginal foi preso, mas isso de forma alguma trará de volta a vida desse policial, nem diminuirá a dor e a revolta. 

Que Deus conforte o coração de todos nesse momento de luto”.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.