11/09/2024 às 11h37min - Atualizada em 11/09/2024 às 11h37min

Alerta! Criciúma atinge nível de poluição elevado e tem ar classificado como ruim

Dias difíceis: A previsão é de que o ar se mantenha nessa classificação até sexta-feira

Reprodução/AccuWeather

Nesta quarta-feira, Criciúma tem índice 50 de qualidade do ar, classificado como ruim, segundo o portal meteorológico AccuWeather.

Isso significa que o ar atingiu um nível de poluição elevado e não é saudável para grupos sensíveis.

A previsão é de que o ar se mantenha nessa classificação até sexta-feira.

A orientação é para que se reduza o tempo destinado às atividades ao ar livre em caso de sintomas como dificuldade de respiração ou irritação na garganta.

Nível 50

Partículas inaláveis finas são partículas poluentes inaláveis com um diâmetro de menos de 2,5 micrômetros que podem entrar nos pulmões e na corrente sanguínea, resultando em graves problemas de saúde. Os impactos mais graves acontecem nos pulmões e no coração.

Exposição às partículas finas pode resultar em tosse ou dificuldade de respiração, agravação da asma e o desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas.

Calor e presença de fumaça prosseguem

Na tarde de terça-feira, foram registradas temperaturas elevadas em SC devido à onda de calor. Criciúma foi a cidade mais quente do estado, chegando aos 36,6 graus. 

A umidade relativa do ar variou em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia, assim como previsto para esta tarde. 

A quarta-feira será novamente marcada pelo calor, com máxima também chegando aos 36 graus em Criciúma. 

A Defesa Civil ressalta que o estado ainda segue sob influência da fumaça proveniente das queimadas em todas as regiões.

Há risco moderado a alto para transtornos à saúde, como desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Frente fria vem aí 

Na quinta-feira, o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. No decorrer da tarde, a aproximação de uma frente fria provoca aumento de nuvens em toda SC, assim como condições para temporais isolados, com raios, rajadas de vento e granizo, nas áreas de divisa com o RS.

O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. O vento segue predominando de norte/noroeste na maior parte do estado, mas vira para sul na faixa litorânea.

A temperatura baixa bastante, com máxima não passando de 24 graus em Criciúma.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.