18/09/2024 às 08h15min - Atualizada em 18/09/2024 às 08h15min

Atuação, efetivo, possível causa: Bombeiros divulgam detalhes de incêndio que parou Criciúma

Ocorrência só foi encerrada durante à noite

Foto: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros divulgou na última noite mais detalhes sobre o incêndio em uma indústria química, ocorrido no início da tarde de ontem na Rua Silvio Búrigo, no bairro Próspera, em Criciúma.

Segundo os bombeiros, a princípio, a empresa estava realizando transbordo do material tolueno quando houve um vazamento do produto e um faiscamento, dando início ao incêndio em uma área de 200m², que foi totalmente consumida pelas chamas.

“Foi verificado que o material químico pertencente à empresa (tolueno, acetato de etila, acetona vertical, metiletilcetona e acetato de vinila) havia avançado pelo sistema pluvial/esgoto da área atingida, sendo a evacuação do perímetro, de 500 metros, necessária para garantir a segurança da população e o término dos trabalhos. Para conter o avanço do material incandescente na rede pluvial, foi utilizado Líquido Gerador de Espuma (LGE) na canalização”, informou a corporação.

A operação se estendeu até as 19h30min, quando foram verificadas as edificações da circunscrição com aparelho de detecção de gases, para garantir a segurança e circulação do perímetro.

Efetivo e apoio

Ao todo a operação contou com mais de 40 bombeiros, seis caminhões de combate a incêndio, duas ambulâncias e três caminhonetes 4x4 para apoio logístico. Foram gastos aproximadamente 130 mil de água e 500 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE).

Por se tratar de incêndio de grandes proporções, foram acionados recursos adicionais do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, apoiando as cidades de Araranguá, Forquilhinha, Içara e Morro da Fumaça. Foi mobilizado, ainda, reforço do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Tubarão.

A operação contou com o suporte da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária, da Diretoria de Trânsito Municipal, da Defesa Civil Estadual e Municipal, da Prefeitura Municipal de Criciúma e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.