23/09/2024 às 09h33min - Atualizada em 23/09/2024 às 09h33min

Tragédia em SC: Homem morre engasgado com pedaço de carne

Vítima sofreu parada cardiorrespiratória e foi levada às presas para atendimento médico, mas não resistiu

Com informações de ND+
Arquivo Pessoal/Divulgação

Um homem de 64 anos morreu após dar entrada no Pronto Atendimento de Schroeder, no Norte de Santa Catarina, com um quadro de obstrução das vias aéreas devido à aspiração de um corpo estranho. A vítima foi identificada como Joneraldo Achak Ribeiro.

De acordo com informações do Portal de Schroeder, Joneraldo se engasgou com um pedaço de carne e entrou em parada cardiorrespiratória.

Ele foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários no bairro Centro e encaminhado à unidade de saúde, mas, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu e faleceu no local.

Como ajudar alguém engasgado?

No jargão médico, o engasgamento é chamado de Ovace. Ele pode ser causado por objetos, alimentos ou líquidos. O primeiro passo para ajudar é identificar se o bloqueio é parcial ou total, verificando se a pessoa consegue tossir. Se sim, a tosse pode ajudar. Caso contrário, é preciso agir.

Uma maneira simples de fazer isso é verificar se a pessoa consegue tossir. Se conseguir, é sinal de que a garganta não está totalmente bloqueada. A tosse costuma ajudar a soltar o objeto do engasgo. Mas se a vítima seguir entalada, é hora de agir.

Chame o serviço de emergência (192 ou 193) e inicie os primeiros socorros. “Incline a vítima para frente e dê cinco tapas nas costas, entre as escápulas. Se isso não resolver, faça a manobra de Heimlich”, explica o sargento Alessandro Barbosa, socorrista desde 2013. Fique atrás da vítima, posicione uma mão entre o umbigo e o peito, e faça compressões rápidas para dentro e para cima, em formato de J.

Alterne tapas nas costas com a manobra de Heimlich até que a obstrução seja resolvida. Se a pessoa perder a consciência, inicie compressões torácicas, fazendo 30 compressões no osso esterno.

Tente remover o objeto da boca, com cuidado para não empurrá-lo mais fundo. Repita as compressões até a chegada do socorro.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.