O empresário André Borges de Freitas e o piloto britânico Peter Wilson completaram a viagem de volta ao mundo de helicóptero pousando em Jaguaruna. Eles fizeram o percurso visitando 35 países em 106 dias.
O pouso ocorreu na tarde de terça-feira (1º) no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. Com isso, o empresário afirmou que ele foi o primeiro brasileiro a completar uma volta ao mundo de helicóptero com esse menor tempo e busca reconhecimento desse recorde.
André Borges de Freitas é de Criciúma. Ele e o piloto Wilson foram recebidos pelas respectivas famílias no aeroporto.
"A emoção de estar aqui de novo é incrível, não dá nem para descrever. É tão forte a gente voltar para casa, estar falando português com os controladores, estar vendo a nossa terra. É demais, depois de ter visto tudo o que a gente viu”, resumiu o empresário.
Ele busca agora o reconhecimento do recorde de primeiro brasileiro a dar a volta no menor tempo a bordo de um helicóptero.
“Sempre que a gente para em algum lugar, a gente pega a assinatura dos controladores e do pessoal da torre. Tem que ser uma coisa oficial, vai para o comitê internacional de aviação civil e lá eles vão dar a chancela que a gente percorreu todo o percurso no menor tempo”.
A ideia inicial era passar pelos 35 países em 100 dias, mas as condições de tempo atrasaram o cronograma. A viagem começou nesse mesmo aeroporto, em 18 de junho.
A expedição foi compartilhada nas redes sociais de André, que fez vídeos reportando cada viagem. Eles fizeram a volta ao mundo com um helicóptero R66 Turbine.
Eles já relataram, por exemplo, um pouso que fizeram em um iceberg na Groenlândia, além dos desafios da "travessia mais temida" da viagem - um percurso de 4 horas 30 minutos sobre o mar, da Groenlândia até a Islândia, que envolveu muito vento, conforme o piloto.
Veja a lista de países no itinerário:
Brasil
Guiana Francesa
Guiana
Granada
Santa Lúcia
São Martinho
Porto Rico
Turks e Caicos
Bahamas
EUA
Canadá
Groenlândia
Islândia
Ilhas Faroe
Reino Unido
Luxemburgo
Áustria
Sérvia
Bulgária
Turquia
Geórgia
Turcomenistão
Uzbequistão
Cazaquistão
Rússia
México
EL Salvador
Costa Rica
Panamá
Colômbia
Equador
Peru
Chile
Argentina
Uruguai