Ventos chegaram a 100 km/h no Sul catarinense; confira a previsão para os próximos dias

Haverá mudança a partir desta sexta-feira

  • Ir para GoogleNews
25/10/2024 08h15 - Atualizado em 25/10/2024 às 08h15
3 Min

Ventos chegaram a 100 km/h no Sul catarinense; confira a previsão para os próximos dias
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Nesta quinta-feira, uma intensa frente fria atingiu Santa Catarina, causando estragos em várias regiões do estado.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), ventos com velocidade entre 60 e 80 km/h foram registrados em diversos municípios, enquanto Laguna, no Litoral Sul, enfrentou rajadas que chegaram a 100 km/h.

De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, entre os municípios mais atingidos, Ponte Alta, no Planalto Serrano, foi um dos mais impactados, com até 200 residências destelhadas.

Em São Miguel do Oeste, na região Oeste, ao menos 30 imóveis sofreram destelhamento e quedas de árvores foram relatadas.

Na cidade de Urussanga, no Sul do estado, o telhado de uma escola municipal foi arrancado pelos ventos fortes e acabou atingindo uma residência vizinha, sem vítimas. 

Em Descanso, também no Oeste catarinense, quatro residências, uma indústria e uma igreja foram danificadas pelos ventos. Em Criciúma e Morro da Fumaça, quedas de árvores bloquearam vias públicas, causando transtornos no trânsito.

O vendaval também afetou o fornecimento de energia elétrica em diversas cidades. Em Abelardo Luz, São Domingos, Ipuaçu e São Lourenço do Oeste, quedas de energia foram relatadas.

Árvores caíram sobre a rede elétrica em municípios como Itá e Seara, na região de Concórdia, e em cidades do Planalto Norte como Lebon Régis, onde a SC-355 foi bloqueada pela queda de árvores.

Os fortes ventos, acompanhados de chuvas intensas e granizo, provocaram destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias localidades.

Previsão

Nesta sexta-feira (25), com o afastamento da frente fria, uma massa de ar seco avança, fazendo com que o tempo firme e o sol voltem a predominar.

No sábado (26), o tempo segue firme e com a presença do sol em Santa Catarina. Apenas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis deve haver maior nebulosidade e condições para chuvas ocasionais e de fraca intensidade.

As mínimas oscilando entre 11 a 15°C no Grande Oeste e Planaltos e de 16 a 20°C no litoral. À tarde, as máximas ficam variam de 23 a 27°C na maioria das áreas.

Os ventos de sul sopram com moderada a forte intensidade no litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Nestas áreas a agitação marítima aumenta e são esperadas ondas de 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às rajadas de vento e para atividades de pesca e navegação.

O domingo (27) será mais um dia de tempo firme em Santa Catarina. No amanhecer, a massa de ar frio deixa as temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores.

A presença de nebulosidade impede o aquecimento e as máximas não passam dos 24°C. Os ventos sopram predominantemente de leste e com fraca intensidade no estado.

A agitação marítima continua entre o Litoral e a Grande Florianópolis, mantendo o risco moderado para ocorrências.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »