O domingo (29) foi marcado por três ocorrências de afogamento no Sul de Santa Catarina, envolvendo banhistas em Laguna e no Balneário Rincão. Os casos mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, guarda-vidas e o helicóptero do Serviço Aeromédico do SAMU.
Afogamento na Praia do Cavalinho, em Laguna
Na Praia do Cavalinho, em Laguna, próximo à Pedra do Frade, um homem de 35 anos foi arrastado por uma corrente de retorno. Ele e sua filha, menor de idade, foram resgatados por surfistas e um guarda-vidas que estavam de folga.
O banhista apresentou afogamento de grau 3, considerado grave, e foi encaminhado ao hospital consciente, mas com sinais vitais instáveis. Já a filha sofreu um afogamento de grau 1, estava consciente, mas desorientada.
A área onde ocorreu o incidente não é guarnecida por guarda-vidas e fica a aproximadamente 1,8 km do posto da Praia do Sol e a 800 metros do posto da Praia do Gi.
Afogamento na Praia do Sol, em Laguna
Ainda em Laguna, outro afogamento foi registrado na Praia do Sol. Um banhista foi retirado da água inconsciente, apresentando afogamento de grau 2. Ele recebeu os primeiros socorros na areia e foi transportado ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.
Afogamento no Balneário Rincão
No Balneário Rincão, por volta das 18h30, uma adolescente de 15 anos sofreu um afogamento de grau 2. O helicóptero da Polícia Civil, em conjunto com a equipe aeromédica do SAMU, foi acionado para prestar socorro. Após ser estabilizada, a jovem foi encaminhada ao Hospital São José, em Criciúma.
*As ocorrências destacam a importância de atenção redobrada ao frequentar praias e de priorizar locais monitorados por guarda-vidas, especialmente durante o verão.