18/01/2025 12h43 - Atualizado em 18/01/2025 às 12h43
2 Min
Foto: Reprodução/HN Notícias
As fortes chuvas que castigam Santa Catarina desde a última quinta-feira (16) provocaram destruição, alagamentos e deixaram centenas de famílias desabrigadas.
Um dos momentos comoventes
ocorreu no bairro Nova Esperança, em Camboriú, onde uma família foi flagrada escapando de casa com a água no pescoço.
Nas imagens (ASSISTA ABAIXO),
uma criança de colo, aos prantos, grita "mamãe" enquanto é carregada nos braços.
O cenário de calamidade levou pelo menos 13 municípios a decretarem situação de emergência. Mais de 1.500 pessoas estão desalojadas e 1.039 desabrigadas, segundo a Defesa Civil.
Alagamentos em áreas urbanas e deslizamentos de terra interromperam rodovias e causaram bloqueios, complicando a mobilidade e a chegada de ajuda.
Em solidariedade às cidades atingidas, Criciúma enviou uma comitiva de apoio com o prefeito Vagner Espíndola, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Daros, e equipes da Defesa Civil e Infraestrutura.
Máquinas, equipamentos e pessoal especializado foram disponibilizados para colaborar na recuperação de áreas afetadas. "Criciúma estende a mão, como tantas vezes recebemos ajuda. Este é o momento de ser solidário e contribuir para superar esse desafio", destacou o prefeito.
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta para mais chuvas nas próximas horas e reforça o pedido para que moradores em áreas de risco fiquem atentos. Campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene estão em andamento, com pontos de coleta em várias cidades.
VÍDEO: