“Não há tempo perdido”: Ceja de Criciúma está com matrículas abertas; saiba o que precisa para voltar a estudar

Segundo dados do IBGE de 2022, há em torno de 11,4 milhões de pessoas não alfabetizadas com 15 anos ou mais e 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica

  • Ir para GoogleNews
05/02/2025 11h51 - Atualizado em 05/02/2025 às 11h51
2 Min

“Não há tempo perdido”: Ceja de Criciúma está com matrículas abertas; saiba o que precisa para voltar a
Imagem Meramente Ilustrativa

Não há tempo perdido, há um novo começo! É com essa frase motivadora que o Centro de Educação para Jovens de Adultos, o Ceja, anuncia que as matrículas para o ano letivo já estão abertas.

As aulas iniciam no próximo dia 10. A sede em Criciúma fica na Rua Afonso Scavone, no bairro Pinheirinho.

O ensino médio é ofertado em formato supletivo, com duração de um ano e meio. A idade mínima é de 18 anos e o transporte e a alimentação são gratuitos. Para fazer a matrícula, são necessários documentos pessoais, histórico escolar e comprovante de residência. Mais informações nos números: (48) 3403-1336 ou 3403-1347.

Investimento 

A diretoria do Ceja de Criciúma, Miriani Caetano, ressalta que o Governo Federal está investindo na educação de jovens e adultos depois dos dados do Censo atual, lançando o Pacto Educação de Jovens e Adultos pelo MEC - Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.

Segundo dados do IBGE de 2022, há em torno de 11,4 milhões de pessoas não alfabetizadas com 15 anos ou mais e 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica.
Ainda, 81% das pessoas privadas de liberdade não concluíram a educação básica e 60% das pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica são negras.

Os dados também apontam que 57,7 milhões estão no meio urbano (79,3%) e 15 milhões no meio rural (20,5%).

Há ainda 1.009 municípios que não ofertam a educação para jovens e adultos.

“Por isso a importância de voltar a estudar a qualquer tempo e com qualquer idade. Na nossa AMREC possuímos o CEJA em Criciúma e nove unidades descentralizadas, nos municípios de Lauro Müller, Orleans, Urussanga, Cocal do Sul, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Içara, Treviso e Balneário Rincão”, informa a diretora.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »