O alerta de calor intenso dos últimos dias deve permanecer pelo menos até na próxima quarta-feira (12) em várias regiões de Santa Catarina. Em algumas o alerta é de grande perigo, caso do Oeste catarinense.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas em laranja no mapa abaixo (Grande Florianópolis, Sul e Litoral Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral Norte) terão temperaturas 5ºC acima da média por período de até cinco dias. Já nas áreas em vermelho (Oeste catarinense), o alerta é de grande perigo, com risco de temperaturas acima dos 5ºC por período maior que cinco dias.
Proteção e Defesa Civil alerta para calor intenso
Deste domingo (9) até pelo menos na quarta-feira (12), as temperaturas devem se elevar ainda mais no estado. As máximas devem chegar aos 39ºC em algumas regiões, principalmente no Extremo Oeste e Litoral Sul. Nas demais regiões do estado, as temperaturas oscilam entre 30ºC e 33ºC.
A sensação de ar abafado também deve se manter, o que combinado com a persistência do calor e com altas temperaturas, mesmo durante a noite e madrugada, favorece uma sensação de desconforto térmico ainda maior.
Previsão do tempo para a semana
Na segunda-feira (10), o calor continua intenso ao longo do dia, com tempo firme e sol predominando. Em áreas do Grande Oeste há condições de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Já no Litoral e áreas próximas, pancadas de chuva rápidas e passageiras, também podem ser registradas. As máximas ficam entre 36ºC e 39ºC no Grande Oeste, 35ºC e 37ºC no Litoral Sul e 33ºC e 35ºC nas demais regiões.
Na terça-feira (11) o calor continua predominando no estado. Neste dia, as máximas se aproximam dos 40ºC nas regiões do Litoral Sul e Extremo Oeste. Uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul favorece a formação de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em boa parte do estado.
Na quarta-feira (12) e na quinta-feira (13), a passagem da frente fria próximo ao estado, aumenta as condições para temporais e chuvas pontualmente intensas em todo o estado. Nestes dias, o risco é moderado para ocorrências de destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas, em especial nas áreas do Litoral Norte e Planalto Norte. A temperatura não se eleva tanto, porém a sensação de calor e abafamento permanecem.
Recomendações no calor
Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32ºC, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor;
Não deixe crianças ou animais sozinhos dentro de carros durante qualqur período de tempo;
Minimize exposições diretas ao sol. Vista roupas folgadas e de cores mais claras e,
Hidrate-se, bebendo água regulamrnete e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como saladas e frutas.
Fonte: SCC 10