Criciúma foi considerada a quarta cidade mais quente de Santa Catarina com a marca de 36,4 graus neste domingo, conforme monitoramento da Defesa Civil.
Urussanga ficou no topo da lista do estado, com 37 graus, seguida dos municípios de Meleiro e Lontras, no Alto Vale do Itajaí, ambas com 36,8, e Itapiranga, no Extremo Oeste, com 36,6 graus.
Temporais
Devido ao alto calor, o risco permanece moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica, além de queda de galhos e árvores, principalmente entre a tarde e a noite.
A combinação do calor com a disponibilidade de umidade na atmosfera, e o processo de formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul, favorecem o desenvolvimento desses temporais isolados, com chuvas pontualmente intensas e em curtos períodos de tempo, em grande parte do estado.
Os temporais vêm acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Calor até quando?
Até segunda-feira (17), o calor seguirá intenso, com risco moderado a alto para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
As máximas ultrapassam os 32 graus em Criciúma.
A combinação do calor intenso e da umidade disponível na atmosfera favorecem novamente a formação de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas fortes.
A Defesa Civil recomenda: