Uma manifestação foi registrada na manhã desta quinta-feira na Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, no bairro Comerciário, em Criciúma.
A principal reivindicação é por uma “educação digna”, em especial, em melhorias na infraestrutura do colégio estadual, evidenciadas com a recente onda de calor.
Segundo o Movimento Estudantil de Criciúma, a mobilização surge em resposta a acontecimentos alarmantes desta semana, quando vários alunos foram atendidos por ambulâncias devido às condições insuportáveis dentro da escola.
“Os alunos se recusam a entrar na instituição até que sejam garantidas condições adequadas de aprendizado. Não podemos mais ignorar o calor excessivo e a falta de ventilação nas salas de aula, que comprometem nossa saúde e bem-estar. Essa situação é uma violação dos nossos direitos garantidos pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, constou o Movimento.
Houve um princípio de tumulto durante o ato e um vidro foi quebrado. Mas não há feridos e a Polícia Militar está no local.