Mutirão de negociação de dívidas com bancos começou neste sábado; veja como participar

  • Ir para GoogleNews
01/03/2025 20h51 - Atualizado em 01/03/2025 às 20h51
2 Min

Mutirão de negociação de dívidas com bancos começou neste sábado; veja como participar
Foto: Divulgação/Conexão Financeira

 


O Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira começou neste sábado (1º). A campanha permite aos consumidores a renegociação de dívidas com bancos e demais instituições financeiras de forma online. Saiba como participar.

Até o dia 31 de março, os bancos participantes do mutirão vão oferecer parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito.

É possível negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, dentre outras modalidades, que estejam em atraso e não tenham bens dados como garantia.

A ação é uma parceria entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Banco Central do Brasil, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons. A iniciativa envolve mais de 160 instituições financeiras e entidades parceiras.

Como negociar dívidas pelo mutirão

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br, com a conta prata ou ouro do gov.br;

É possível buscar o Procon participante da ação em sua localidade para negociação presencial;

A lista dos participantes do mutirão está disponível neste link.

As dívidas podem ser consultadas através do Registrato, do Banco Central. Sistema permite visualizar saldo devedor, empréstimos, financiamentos e outros informações sobre contas bancárias.

Sobre o mutirão

Segundo a Febraban, o mutirão faz parte do calendário permanente dos bancos, em março (mês do consumidor) e novembro. Desde 2019, a ação já soma 33 milhões de contratos renegociados.

Na última edição, realizada em novembro de 2024, os bancos repactuaram 1.750.038 milhão de contratos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados.


*Fonte: ND+


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »