Na noite de sexta-feira, dia 14, a Administração Municipal de Criciúma, em nota, esclareceu que a ampliação do estacionamento rotativo seguirá conforme planejado. O posicionamento foi formalmente encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), reforçando que todo o processo ocorreu com legalidade, transparência e participação popular.
“Com 225 mil habitantes e um fluxo diário de 165 mil veículos – 1,4 por habitante –, a cidade exige uma gestão eficiente das vagas para evitar congestionamentos, filas duplas e dificuldades de estacionamento que impactam comércio, hospitais, clínicas, creches e escolas”, informou.
Ainda segundo o órgão, desde 2021, o tema é debatido com a comunidade, incluindo audiência pública e ações informativas da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), como materiais à imprensa e entrevistas para garantir ampla divulgação.
O projeto foi analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Sobre o bairro Comerciário, a Prefeitura informou que ele possui o mesmo zoneamento do Centro, garantindo um uso equilibrado das vias para estacionamento, ciclovias e mobilidade urbana.