O verão se despediu nesta quinta-feira e o outono já chegou com tempo seco e ensolarado, apenas com nevoeiros nas primeiras horas da manhã.
Mas quem é amante do frio tem que esperar mais um pouco.
Em Criciúma e região, os próximos dias serão de sol, com temperatura máxima beirando aos 30 graus, mas nada excessivo.
Para a estação do outono a previsão é de neutralidade climática, ou seja, sem influência de La Niña ou El Niño, chuva próxima a abaixo da média climatológica e com má distribuição, e temperatura acima do esperado.
As frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 150 a 210 mm na região.
Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm.
Há previsão de chuva mais abrangente no estado, com temporais e chuva intensa em algumas localidades, devido à passagem de uma frente fria e áreas de baixa pressão, mas o início de abril será com tempo seco.
Ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
A previsão é de temperatura acima da média climatológica, com massas de ar quente, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno.
Neste ano, os episódios de frio com formação de geada ao amanhecer, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, devem ocorrer a partir de abril, ficando mais frequentes em maio com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.
Características do outono: