Audiência pública debate sistema de estacionamento rotativo em Criciúma

O evento reuniu moradores e comerciantes.

  • Ir para GoogleNews
28/03/2025 16h16 - Atualizado em 28/03/2025 às 16h16
2 Min

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou, na noite desta quinta-feira (27), uma audiência pública na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para discutir o sistema de estacionamento rotativo na cidade. O evento foi solicitado por meio de requerimento apresentado pelo vereador Nicola Martins e reuniu moradores e comerciantes, com o objetivo de esclarecer dúvidas e debater melhorias para o sistema. Durante o encontro, foram discutidas questões como fiscalização das vagas, sinalização, forma de cobrança e os impactos do estacionamento rotativo na mobilidade urbana.

Ao fim do debate, foram definidos encaminhamentos. A ata da audiência e a gravação do evento serão enviadas à Prefeitura de Criciúma, à Diretoria de Trânsito, ao Poder Judiciário de Santa Catarina, ao Ministério Público e às instituições que participaram do evento. O Ministério Público será oficiado para avaliar a legalidade da implantação do sistema e, se necessário, tomar medidas judiciais cabíveis.


Outro ponto debatido foi a suspensão da ampliação do sistema nas ruas que iniciaram a cobrança em 17 de março de 2025, até que seja realizado um estudo de impacto sobre as áreas atingidas. Caso essa suspensão não ocorra, foi sugerido que a Prefeitura crie um sistema de isenção para moradores de regiões prioritariamente residenciais, seguindo modelos já adotados em outras cidades. A contratação de uma agência reguladora para fiscalizar e supervisionar o contrato entre a Prefeitura e a empresa Gerestar também foi um dos temas centrais. 

O evento contou com a participação de lideranças comunitárias, incluindo Sérgio Biava, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Comerciário; Renan Búrigo, presidente da Associação do Bairro Pio Corrêa; e Gentil Francisco, presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC).


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »