Cardeal do Sul de SC participará do conclave que elegerá o novo papa

  • Ir para GoogleNews
21/04/2025 14h22 - Atualizado há 4 meses
3 Min

Cardeal do Sul de SC participará do conclave que elegerá o novo papa
Foto: Redes Sociais

 


Três cardeais nascidos em Santa Catarina estão entre os eleitores que participarão do conclave no Vaticano, que definirá o novo papa após a morte de Francisco.

Entre eles, um é natural do Sul do Estado: Dom Leonardo Ulrich Steiner, nascido em Forquilhinha. Os outros dois são Dom João Braz de Aviz (de Mafra) e Dom Jaime Spengler (de Gaspar).

Todos têm menos de 80 anos, critério necessário para integrar o colégio eleitoral da Igreja Católica, composto atualmente por cerca de 120 cardeais aptos ao voto.


Dom Leonardo Ulrich Steiner

Natural de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, Dom Leonardo foi anunciado cardeal em 2022 pelo Papa Francisco. É arcebispo de Manaus desde 2020, sendo o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Teólogo e doutor em filosofia, Steiner já atuou como bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB. 

Dom João Braz de Aviz

Nascido em Mafra, em 1947, Dom João foi o primeiro catarinense a ser nomeado cardeal, em 2012, pelo Papa Bento XVI. Atuou como arcebispo de Brasília e por mais de uma década como prefeito no Vaticano, à frente do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada. Está com 77 anos. 

Dom Jaime Spengler

Natural de Gaspar, no Vale do Itajaí, Dom Jaime foi nomeado cardeal em 2024. É arcebispo de Porto Alegre e já presidiu a CNBB e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982 e tem doutorado em filosofia por uma universidade de Roma. 


Brasil tem sete eleitores no conclave

O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior número de cardeais votantes, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. Além dos três catarinenses, também poderão participar do conclave:

- Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo

- Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro

- Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo de Salvador

- Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília

- Conclave será entre o 15º e o 20º dia após a morte de Francisco


O conclave deverá ocorrer entre o 15º e o 20º dia após o falecimento do papa. A eleição acontece sob rigoroso sigilo, na Capela Sistina, e exige uma maioria de dois terços dos votos.

O sucessor de Francisco será anunciado com a tradicional frase “Habemus Papam”, seguida da primeira bênção do novo pontífice à multidão reunida na Praça de São Pedro.

 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »