Cardeal nascido em Forquilhinha é apontado como um dos favoritos para ser papa

Conclave para escolher novo papa começou na Capela Sistina nesta quarta-feira (7).

  • Ir para GoogleNews
07/05/2025 13h49 - Atualizado há 4 meses
2 Min

Após o funeral de Francisco, os olhares se voltam outra vez para o Vaticano a partir desta quarta-feira (7) com o início do conclave, votação que vai definir o novo papa. Três cardeais nascidos em Santa Catarina estão entre os 133 do mundo inteiro que vão participar da escolha, entre eles, um apontado entre os favoritos pela agência Reuters: Dom Leonardo Steiner, nascido em Forquilhinha, e atualmente arcebispo de Manaus - o único da Amazônia.

O Brasil (e Santa Catarina) terão protagonismo na eleição do novo pontífice. O país tem oito cardeais, dos quais sete tem direito a voto, incluindo os três catarinenses.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, Dom João Braz de Aviz e Dom Jaime Spengler, são os catarinenses que fazem parte do Colégio dos Cardeais; Eles nasceram, respectivamente, em Forquilhinha, Gaspar e Mafra.

Quem é Dom Leonardo Ulrich Steiner?

Natural de Forquilhinha, Leonardo Ulrich Steiner foi nomeado arcebispo metropolitano de Manaus em 2019. Três anos depois, em 2022, recebeu o título de cardeal da Amazônia, nomeado pelo próprio Papa Francisco.

Nascido em 6 de novembro de 1950, Steiner ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972, ao ser admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Foi ordenado padre por Dom Paulo Evaristo Arns em 1978. Cursou pedagogia e se tornou mestre de noviços.

Em 1995, mudou-se para Roma, onde concluiu o mestrado e doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum. Entre 1999 e 2003, atuou como secretário-geral da mesma universidade.

De volta ao Brasil, foi nomeado vigário da Paróquia Bom Jesus, em Curitiba, e passou a lecionar na Faculdade São Boaventura. Em 2005, tornou-se bispo da prelazia de São Félix, no Mato Grosso, e, em 2011, foi nomeado bispo auxiliar de Brasília, exercendo também o cargo de secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2011 e 2019.

Seu lema episcopal é "Verbum caro factum est", que significa "O verbo se fez carne".

 


FONTE: Com informações do G1/SC
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »