A formação de um ciclone extratropical no mar, na altura do Litoral do RS, combinado ao avanço de um sistema de alta pressão/massa de ar seco e frio pelo Sul do Brasil, favorece a ocorrência de ventos fortes do quadrante oeste/sudoeste.
A condição começa pelo interior do estado, no início da tarde de quarta (28) e se estende pela quinta-feira (29).
Segundo o metereologista Ronaldo Coutinho, no Litoral gaúcho os ventos podem chegar a 130 km/h, em especial na Lagoa dos Patos, e até a 110 km/h, no Litoral Sul catarinense, costão e topo da serra, podendo trazer prejuízo aos bananais e alertando para os perigos da navegação.
Nas demais áreas, o vento pode chegar a 60 e 90 km/h.
Esta condição indica nível moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos fortes.
Após a ventania, na manhã de quinta, entra a condição de neve nas serras, gaúcha e catarinense.
“Neve que pode ser até significativa”, observou Coutinho.
Tempo começa a mudar hoje
Nesta terça-feira (27), o tempo muda em parte de SC, com aumento de nuvens nas áreas de divisa com RS, no decorrer da manhã e condições para chuva e temporais a partir do início da tarde, começando pelo Extremo Oeste e se estendendo para as demais regiões entre a noite e a manhã da quarta (28).
Associados aos temporais ocorrem chuva pontualmente intensa, raios, granizo ocasional e principalmente as rajadas de vento.
Risco
O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, quedas de árvores e galhos e alagamentos.
Temperatura em Criciúma
Em Criciúma, ainda calor nesta terça, com máxima que se aproxima dos 30 graus. Amanhã a máxima não passa de 20, e na quinta, de 16, com mínima de 8.
Recomendações para a população:
Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.