A quarta-feira será marcada por tempo instável e pela redução significativa das temperaturas, em função da passagem da frente fria que estará associada a um Ciclone Extratropical sobre o litoral do RS e do ingresso de ar frio de origem polar.
Durante o dia, haverá condições para temporais com fortes rajadas de vento, chuva forte e raios, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.
O ar polar que ingressa gradativamente ao longo do dia também derruba as temperaturas, com mínima chegando aos 14 em Criciúma e -1 entre os planaltos, Grd. Florianópolis Serrana e Meio-Oeste.
Há risco moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
O mar fica agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de nordeste entre 2,0 e 2,5 m.
A quinta-feira ainda começa com maior nebulosidade e condição para chuva fraca no Litoral Sul, em função da circulação de umidade associada a presença do Ciclone Extratropical próximo à costa do RS.
Nas áreas do Litoral Sul, mais próximas ao RS, essa chuva ainda pode ser forte na madrugada, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
Além disso, o frio intenso somado à disponibilidade de umidade pode favorecer a ocorrência de precipitação invernal, especialmente nas áreas mais altas do Planalto Sul e do Meio-Oeste, entre a madrugada e manhã.
Em Criciúma, mínima de 7 graus e máxima de 15.
O risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Na sexta-feira (30), a massa de ar seco e frio de origem polar, associada a uma área de alta pressão, fica posicionada sobre o estado, o que garante predomínio de sol entre poucas nuvens na maioria das regiões e um resfriamento mais acentuado na madrugada e à noite, quando há condições para formação de geada em praticamente todas as regiões, com exceção das áreas litorâneas e parte do Médio Vale do Itajaí.
Mínima em Criciúma de cinco graus com máxima que não passa de 16.
O risco permanece entre alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
O mar ainda permanece mais agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 3,0 m e picos de até 3,5 m entre o Litoral Sul e Florianópolis.
Nova massa de ar frio de origem polar
Entre sábado (31) e domingo (01/06), a chegada de uma nova massa de ar frio de origem polar segue mantendo o tempo firme em todas as regiões, além da permanência da condição de frio intenso, com temperaturas abaixo dos 5 graus e formação de geada durante as madrugadas na maioria das regiões.