VÍDEO: Serras, catarinense e gaúcha, amanhecem com o espetáculo da neve

Em SC, o registro ocorreu em Urupema

  • Ir para GoogleNews
29/05/2025 08h28 - Atualizado há 2 meses
3 Min

VÍDEO: Serras, catarinense e gaúcha, amanhecem com o espetáculo da neve
Foto: Alexandre Pereira/MetSul

A neve caiu pela primeira vez no Brasil neste ano no começo desta quinta-feira.

Houve registro do fenômeno pouco depois do amanhecer em municípios dos Campos de Cima, da Serra do Rio Grande do Sul, como São José dos Ausentes (vídeo), Bom Jesus e Cambará do Sul, e, ao longo da madrugada, relatos que chegaram da cidade de Urupema, na Serra catarinense.

Um pouquinho mais tarde, pela manhã, o fenômeno chegou em São Joaquim e região. 

No momento da ocorrência em Urupema, a temperatura encontrava-se na casa do -1 grau, com cobertura de nuvens e ocorrência de garoa na região.

Apesar das condições favoráveis para a formação de neve, com temperaturas próximas a 0 grau e registro de garoa em alguns pontos da Serra de SC, o fenômeno foi observado de maneira mais isolada na região catarinense.

Fenômeno

A neve é consequência de uma forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil durante a quarta-feira, trazendo queda acentuada da temperatura e marcas ao redor de zero grau no começo desta quinta nas áreas mais altas do Planalto Sul Catarinense.

As condições se tornaram favoráveis à ocorrência do fenômeno tão esperado na região pela interação do ar muito frio com uma baixa fria com ar muito gelado em níveis médios de até 3000 a 5000 metros na atmosfera com a umidade proporcionada pela circulação de um ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul.

Temperatura negativa na Serra catarinense

Duas cidades de Santa Catarina tiveram temperatura negativa nas últimas horas: Urupema e Urubici, com -1.3 e -0.1 graus, respectivamente.

Em alguns pontos, ocorreu o registro de chuva congelada, especialmente nas áreas de serra.

Com a entrada da massa de ar polar, as temperaturas caíram em todo o estado e os ventos, no momento, sopram predominantemente de oeste, com moderada intensidade.

O mar segue agitado, com ondas entre 2,5 e 3,0m e passam para o quadrante sul/sudoeste, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas a agitação marítima e alagamentos costeiros.

Nas próximas horas, o tempo segue frio no estado, trazendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e doenças cardiorrespiratórias.

Com as baixas temperaturas e a umidade disponível, ainda há condições para a neve na Serra catarinense.


FONTE: Com informações de MetSul
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »