"Nova chance": Família de paciente de 70 anos doa órgãos e ajuda a salvar vidas em Criciúma

  • Ir para GoogleNews
30/05/2025 15h32 - Atualizado há 3 meses
2 Min

Na madrugada desta sexta-feira, dia 25, o Hospital São José de Criciúma realizou a 13ª captação de órgãos do ano. O procedimento foi possível graças à sensibilidade da família de um paciente de 70 anos, que, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e evoluir para morte encefálica, autorizou a doação dos órgãos.

Nesta captação, foram doados os rins e o globo ocular — órgãos que agora representam uma nova chance de vida para pacientes que aguardavam na fila nacional de transplantes.

A abordagem e acolhimento da família foram conduzidos pelas enfermeiras Roseli Canella e Renata Mendes, que integram a Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do HSJosé. O suporte no Centro Cirúrgico ficou por conta das enfermeiras Morgana Carboni e Vanessa VIeira, com apoio de toda a equipe do Centro cirúrgico.

“Cada autorização para doação é uma resposta de empatia diante da dor. É um gesto que merece todo o nosso respeito e gratidão. Nosso trabalho é garantir que essa escolha seja honrada com ética, acolhimento e respeito, aponta a enfermeira Morgana Carboni.

O procedimento foi realizado pelos médicos da SC Transplantes, Dr. Daniel Delatorre e Dra. Lara Gomes, seguindo todos os protocolos legais e técnicos do Sistema Nacional de Transplantes.

“A cada nova captação, a equipe da CHT do HSJosé reafirma a importância do diálogo entre as famílias sobre doação de órgãos", finaliza Morgana.

 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »