Na manhã de sábado, dia 7, o Hospital São José de Criciúma realizou a 14ª captação de órgãos do ano. O doador foi um jovem de 24 anos, que após sofrer um AVC, teve confirmação de morte encefálica. Com autorização da família para doação de órgãos, foram captados os rins, o fígado e os globo oculares.
A captação envolveu a equipe do Centro Cirúrgico, juntamente com atuação das enfermeiras coordenadoras de sala da CHT, Jaqueline Correa Martins e Vanessa Vieira, além da abordagem familiar conduzida por Renata Mendes Machado, da Comissão Hospitalar de Transplantes.
O procedimento foi realizado com sucesso pelos médicos da SC Transplantes, seguindo todos os protocolos legais e técnicos do Sistema Nacional de Transplantes.
Atualmente, mais de 60 mil brasileiros aguardam por um transplante, segundo o Ministério da Saúde. "Um único doador pode salvar até oito vidas, com a doação de tecidos. Fale com sua família sobre sua vontade de ser um doador. A doação de órgãos é um gesto de amor e generosidade para com o próximo", afirma a enfermeira da CHT do HSJosé, Morgana Carboni.