Prepare-se! Defesa Civil de SC emite alerta para chuva intensa e frio extremo

Chegada de massa de ar polar favorece chance de neve na Serra

  • Ir para GoogleNews
21/06/2025 17h21 - Atualizado há 1 mês
2 Min

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de nível laranja neste sábado (21) para chuva intensa e frio extremo nos próximos dias.

A formação de uma frente fria, prevista para avançar sobre o estado entre a tarde de domingo (22) e a segunda-feira (23), deve trazer chuva volumosa e, na sequência, provocar uma queda acentuada nas temperaturas, com risco alto para ocorrências associadas ao frio.

A previsão indica que, logo após a passagem da frente fria, uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, avança sobre o Sul do Brasil, derrubando as temperaturas de forma brusca, especialmente a partir da tarde de segunda-feira (23) e nas madrugadas de terça (24) e quarta-feira (25).

As temperaturas mínimas devem chegar a -5 graus nas áreas mais altas do estado.

Em Criciúma, a mínima pode chegar aos 3 e 2 graus na terça e quarta-feira, respectivamente, conforme a Epagri/Ciram.

O frio intenso eleva o risco para situações como hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, desconforto térmico e até congelamento de pistas em locais suscetíveis.

Além disso, a chegada da massa de ar polar ainda encontrará umidade suficiente para favorecer a chance de neve na Serra catarinense, especialmente entre a noite de segunda (23) e a manhã de terça (24).

Para as demais regiões, o destaque será a formação de geada intensa e ampla na madrugada de quarta-feira (25).

Diante do cenário, a Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina não descarta a possibilidade de emitir um alerta de nível vermelho para frio extremo neste domingo (22), dependendo da evolução dos modelos meteorológicos.

O órgão reforça que as equipes seguem em monitoramento constante, emitindo avisos e orientações.

A recomendação é que a população acompanhe os canais oficiais da Proteção e Defesa Civil, adote medidas de autoproteção e, em caso de emergência, entre em contato pelo telefone 199 ou envie seu CEP por SMS para o número 40199 para receber alertas de risco diretamente no celular.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »