Com 42 anos de história, Reserva Biológica Estadual do Aguaí é símbolo de preservação ambiental

O local representa um dos mais importantes patrimônios ambientais de Santa Catarina.

  • Ir para GoogleNews
01/07/2025 15h28 - Atualizado há 5 horas
2 Min

Neste 1º de julho de 2025, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí completa 42 anos de existência. Criada em 1983, a Unidade de Conservação de Proteção Integral representa um dos mais importantes patrimônios ambientais de Santa Catarina, sendo essencial para a preservação da rica biodiversidade e para a segurança hídrica da região Sul do estado.

Com uma paisagem marcada por canyons imponentes, montanhas, cachoeiras e escarpas impressionantes, a Reserva é a segunda maior UC do estado e abriga uma diversidade única de ecossistemas e espécies da fauna e flora nativas, muitas delas ameaçadas de extinção. O território também guarda registros geológicos preciosos que ajudam a contar parte da história natural do Brasil.

Administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado, a unidade abrange áreas dos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande, estendendo-se até a divisa com Bom Jardim da Serra. Sua sede administrativa está localizada junto à Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é mais restrito com acesso permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todos os parques pode ser realizado de forma on-line neste link.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »