Operação Limpa Fios: mais de 800 quilos de fiação irregular são recolhidos no bairro São Luiz

Terceira etapa da iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (3), na avenida Santos Dumont, em Criciúma

  • Ir para GoogleNews
04/07/2025 16h32 - Atualizado há 4 horas
4 Min

A terceira etapa da Operação Limpa Fios em Criciúma, realizada nesta quinta-feira (3), resultou na retirada de mais de 800 quilos de fios obsoletos no bairro São Luiz. O trecho contemplado foi na avenida Santos Dumont, com início no viaduto Engenheiro José Augusto Hülse até a esquina com a rua Joaquim Nabuco. A ação é uma iniciativa contínua da Administração Municipal, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento e da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), em parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e empresas de telefonia e internet.

A Operação Limpa Fios visa a remoção de fios inativos, rompidos ou irregulares dos postes de energia elétrica, com o objetivo de organizar a fiação e reduzir a poluição visual na cidade.

“Essa ação representa o nosso compromisso em cuidar da cidade. Além de melhorar a paisagem urbana, ela reforça a segurança e a organização dos espaços públicos. É um trabalho conjunto que já traz resultados visíveis para a população”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

O processo coordenado pela Prefeitura e Celesc envolveu nove empresas de telecomunicações, que realizaram a remoção dos fios obsoletos. Cada instituição disponibilizou, em média, um veículo e dois operadores para a retirada de seus cabos dos postes. Uma equipe da Gestão Municipal realizou a coleta da fiação irregular para o descarte adequado, já que os materiais não são recicláveis. Foi utilizado um caminhão com auxílio de operadores da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

Segundo o diretor de Iluminação Pública, Celsinho Menezes, em torno de 15 postes da avenida Santos Dumont foram reorganizados com cabos etiquetados conforme a empresa responsável.

“A padronização da fiação torna o sistema mais seguro, eficiente e contribui para uma cidade visualmente mais agradável. Além disso, permite um monitoramento mais preciso por parte das empresas e do poder público, agilizando manutenções e evitando o acúmulo de cabos desnecessários nos postes”, destacou.

Apoio no trânsito

Mesmo sem alterações no trânsito, a equipe da DTT atuou durante a operação para o bom andamento dos trabalhos.

“Nossa equipe esteve presente para garantir a segurança no entorno e o bom andamento dos trabalhos. Essa atuação preventiva é essencial para evitar imprevistos e manter a fluidez do trânsito durante a operação”, explicou o superintendente de Trânsito de Criciúma, sargento Edno Dutra.

Balanço das ações até agora

Além do bairro São Luiz, a Operação Limpa Fios já beneficiou ruas do Centro de Criciúma e do Comerciário. Ao todo, foram recolhidas aproximadamente 2,7 toneladas durante as três fases da ação, que iniciou no mês de abril.

“Seguiremos com a operação mensal até o final de julho. A partir de agosto, a previsão é intensificar ainda mais os trabalhos e realizar as ações de forma quinzenal, garantindo uma cidade cada vez mais limpa e segura visualmente”, completou Menezes.

Regulamentação Anatel

A Resolução Conjunta nº 4, de 16 de dezembro de 2014, firmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estabelece as regras de compartilhamento de infraestrutura entre concessionárias e empresas de telecomunicações. Isso determina que a responsabilidade pela manutenção e remoção dos cabos de telefonia e internet nos postes é das próprias empresas.

Ao aderirem à Operação Limpa Fios, as operadoras ficam isentas de penalidades previstas na regulamentação. Por outro lado, as empresas que não participam da ação podem ser notificadas e, eventualmente, sancionadas.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »